App de transporte instala câmeras de segurança em carros de BH

Denúncias de assaltos e ocorrências de assédio têm colocado a questão da segurança como um dos maiores desafios para motoristas, usuários e plataformas de aplicativos de transporte. Para conter o avanço da insegurança em Belo Horizonte, uma das líderes do mercado começou a instalar nesta semana câmeras de vigilância em veículos da capital mineira. A novidade, lançada pela 99, garante monitoramento remoto 24 horas por dia. Para isso, a empresa oferece equipamentos com visão noturna e estilo “olho de peixe”, que permite ângulo panorâmico.

A tecnologia tem custo zero para os passageiros. Já os condutores que optarem pelo monitoramento “ao vivo” terão que desembolsar R$ 60 pela instalação da câmera e R$ 9,90, por semana, para manutenção do sistema. “Não haverá acréscimo no valor das corridas feitas pelos condutores com câmeras instaladas”, garantiu Thiago Hipólito, diretor de segurança da 99.

Segundo a empresa, os valores cobrados pela instalação e manutenção são exclusivamente para viabilizar a implementação das câmeras e o trabalho da equipe dedicada ao projeto e não visam o lucro.

Privacidade

De acordo com a 99, o cliente do app será informado se o carro possui câmera no momento em que a corrida for aceita pelo motorista. Para aqueles que preferirem privacidade, a 99 dá a opção de não embarcar em um veículo monitorado. Se o passageiro não quiser seguir viagem em um carro com câmera, poderá desistir da corrida e solicitar outro motorista.

Motoristas aprovaram o sistema de segurança, mas lamentaram a cobrança. “É inviável ter mais uma taxa. Se formos pagar para ter as câmeras, parte do lucro vai embora”, ponderou um motorista parceiro do app, que preferiu não ter o nome publicado. O projeto de segurança já está em vigor em São Paulo e, por lá, também é opcional.

As câmeras acopladas aos veículos serão conectadas à central de segurança da empresa, que funcionará exclusivamente para fazer o monitoramento das corridas. As imagens das câmeras serão monitoradas em duas situações.

Na primeira, quando o motorista acionar um botão integrado ao dispositivo. Já o passageiro poderá emitir o alerta de segurança solicitando a vigilância apertado um botão de emergência já disponível no app.

Quando os alertas forem gerados, a câmera transmitirá as imagens em tempo real. Elas serão mantidas em confidencialidade, segundo a empresa. “O dispositivo aumentará ainda mais o nível de segurança das viagens feitas pelo app, com foco em prevenção”, diz o diretor de segurança da 99. “O aumento de proteção será para os dois lados, passageiros e motoristas”, reforçou.

Origem: Jornal da Segurança

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.