É legal instalar câmera dentro da guarita ou pode gerar processo?

Listen to this article

Inicialmente, gostaria de dizer que, na minha opinião, em ambiente de serviço não existe privacidade. Somente em casos específicos, como por exemplo, onde as pessoas se despem em razão do trabalho, caso de modelos e profissionais da moda, não caberia câmera de segurança, pois estaria sendo invadida a intimidade dos colaboradores. Não devemos instalar câmeras de segurança também em vestiário e refeitório.

É importante explicar, que a instalação de câmera no interior de portarias não visa ferir a privacidade de quem está trabalhando, muito pelo contrário, a finalidade é aumentar o nível de segurança do local.

O objetivo é verificar quem acessou a guarita sem permissão. No caso de ladrões, o monitoramento interno ou externo, se houver, poderá acionar a polícia militar para atender ocorrência de roubo em andamento.

Outro detalhe importante, é que se o porteiro passar mal e precisar de socorro, quem estiver promovendo o monitoramento das imagens deverá acionar alguém do condomínio ou até mesmo entrar em contato com o Samu.

Na cidade de São Paulo existe legislação que determina a fixação de placas informativas na entrada e saída dos ambientes monitorados, por exemplo, portaria, garagem, elevadores, áreas comuns e etc que devem conter os seguintes dizeres:

“O ambiente está sendo filmado. As imagens são confidenciais e protegidas nos termos da lei”.

Por outro lado, a divulgação inadvertida das imagens obtidas através do CFTV do condomínio é ilegal e autorizará ao lesado, em caso de prejuízo, pleitear por indenização judicial.

Síndicos devem ter toda cautela em relação as regras relacionadas ao uso, acesso, armazenamento e destinação das imagens geradas por todas as câmeras de segurança.

Locais como banheiros, lavatório, vestiário e refeitório não devem ser monitorados sob pena de caracterizar dano moral e, aí sim, invasão da privacidade do colaborador com geração de possível constrangimento.

 

CONCLUSÃO

Portanto, cabe ao administrador, antes da instalar câmeras de vigilância, contratar profissional especializado para elaboração de projeto de segurança galgado em 7 itens:

  • Necessidade
  • Finalidade
  • Transparência
  • Legitimidade
  • Proporcionalidade
  • Rigor na guarda das imagens
  • Segurança

Para finalizar, transcrevo abaixo um julgado do Superior Tribunal do Trabalho de agosto/2006 em relação ao tema deste artigo.

“Constata-se que as câmeras de vídeo que instalou em suas dependências não estão posicionadas em locais efetivamente reservados à intimidade dos empregados como banheiros, cantinas, refeitórios ou salas de café, nos quais, aí sim, seria inadmissível a prática de fiscalização eletrônica por parte do empregador, sob pena de violação aos referidos direitos fundamentais de seus empregados. Pelo contrário, foram postas em locais onde notoriamente é mais provável a ação de criminosos, como a portaria, a tesouraria ou o estacionamento da instituição de ensino. Além do mais, os documentos de fls. 60/64 comprovam que os obreiros têm ciência da instalação do equipamento audiovisual, de modo que as filmagens não são feitas de modo sorrateiro, evitando, assim, que haja gravação de eventual situação inocente, porém constrangedora aos empregados. (fls. 119) (BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. AIRR nº 1830/2003-011-05-40. Relatora: Ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi).

Por Jorge Lordelo

Conhecido como Doutor Segurança – é bacharel em direito pela PUC, tem uma carreira de mais de 20 anos como Delegado de Polícia no Estado de São Paulo

 

origem: Portal da Segurança

Sirlei Madruga de Oliveira

Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

2 thoughts on “É legal instalar câmera dentro da guarita ou pode gerar processo?

  • 18 de julho de 2022 em 23:25
    Permalink

    B.noite descordo dessa tese de que câmera de vídeo dentro de uma guarita não tira a privacidade de um colaborador,tira sim.

    Resposta
    • 22 de setembro de 2022 em 23:37
      Permalink

      Entendo seu ponto de vista Jean Carlos, porém assim como todos os postos de segurança, a supervisão e monitoramento é totalmente recomendada. Em meu entendimento o monitoramento do vigilante na guarita assim como outros pontos de supervisão é essencial para verificar se o colaborador está realmente em seu posto, se está em condições de realizar seu trabalho e também acompanhar sua situação de saúde e atividades. Podemos pensar em algumas hipóteses por exemplo:
      1. Se o vigilante sofrer um mal súbito e passar mal.
      2. Se for rendido ou sofrer um ataque ou coação por bandidos antes de reportar.
      3. Se ocorrer algum acidente ou situação de risco dentro da guarita e o vigilante não tiver condições de se comunicar.
      4. Se estiver desatento em uma situação crítica e sua vida estiver em risco.

      Enfim, existem inúmeras situações críticas que podem ocorrer e grande parte delas podem por em risco a vida do vigilante e também prejudicar as operações de segurança.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.