Vigilância inteligente monitora plataformas de petróleo

Listen to this article

Sistema desenvolvido no DCC usa câmeras para evitar acidentes em ambientes de trabalho da Petrobras

Pesquisa e desenvolvimento de um sistema de vigilância inteligente aplicado a plataformas de petróleo é o nome do projeto realizado pelo Laboratório Smart Sense, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG (DCC-UFMG), em parceria com a Petrobras. O objetivo do estudo é promover a segurança dos operários da companhia, por meio da utilização de câmeras de monitoramento a fim de prevenir acidentes no ambiente de trabalho.

O Smart Sense desenvolve outras pesquisas relacionadas à temática. Em 2013, sua equipe pesquisou o monitoramento de ambientes nos estádios de futebol com objetivo de promover a segurança de grandes eventos.

De acordo com o professor William Robson Schwartz, integrante do Smart Sense e coordenador do projeto, o monitoramento de ambientes procura estabelecer “quem são as pessoas presentes na cena e o que estão fazendo”, visando a facilitar o trabalho dos operadores de câmera de segurança, que em vez de monitorar todas as telas, serão notificados quando o sistema detectar situações que podem gerar acidentes.

origem: UFMG

 


Sirlei Madruga de Oliveira

 

Editora do Guia do CFTV

 

 

 

 

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.