Seguindo as orientações do MPRJ, 24 câmeras são instaladas no Degase

Seguindo as orientações do MPRJ, 24 câmeras são instaladas no Degase

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Volta Redonda, obteve o cumprimento integral de recomendação expedida ao Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) em dezembro de 2020.

Antes de encerrado o prazo de 90 dias, o Governo do Estado do Rio de Janeiro seguiu todas as orientações do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ) e instalou mais 24 câmeras de monitoramento no Centro de Socioeducação Irmã Asunción de la Gándara Ustara (CENSE), uma unidade de cumprimento de medida socioeducativa de internação em Volta Redonda.

O documento expedido em dezembro recomendava ao Degase a manutenção das 32 câmeras já existentes na unidade e a instalação de novas câmeras de monitoramento em pontos cegos e áreas de sombra. Com base na Informação Técnica nº 1.305/2020, de 19/11/2020, elaborada pelo GATE/MPRJ, a promotoria indicou na recomendação os pontos em que as novas câmeras deveriam ser instaladas. No texto, o MPRJ destaca o histórico de notícias e ações ajuizadas, em razão de agressões físicas e psicológicas ocorridas dentro da unidade.

O sistema de câmeras no local permitirá a preservação dos direitos dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação, uma vez que a falta de monitoramento eficiente impedia que os órgãos fiscalizadores da execução das medidas socioeducativas e os próprios destinatários do serviço exercessem um controle efetivo da legalidade dos atos praticados no centro socioeducativo, gerando o agravamento da incidência das práticas de maus tratos e até de tortura.

Com o cumprimento da recomendação pelo Degase, não será necessário o ajuizamento de ação civil pública.

origem: https://diariodovale.com.br/destaque/seguindo-as-orientacoes-do-mprj-24-cameras-sao-instaladas-no-degase/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.