‘Mão fantasma’: golpes cibernéticos têm 40 vítimas por dia em SP

Listen to this article

Uma avalanche de denúncias sobre golpes cibernéticos está ocorrendo neste ano em São Paulo. De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública do estado, divulgados nesta quinta-feira (1º) pelo jornal O Globo, 10.366 queixas sobre esse tipo de ataque criminoso foram registradas até setembro. Isso representa quase 40 vítimas diárias.

Entre os diversos golpes, um que está se tornando comum é o chamado “Mão fantasma”, no qual os criminosos assumem o controle do celular da vítima, fazendo compras e transferências bancárias.

Veja abaixo um comparativo da SSP sobre a disparada dos crimes cibernéticos neste ano, quando comparados aos verificados nos anos anteriores:

  • 2019 – 921 queixas;
  • 2020 – 2.573 queixas;
  • 2021 – 2.213 queixas;
  • 2022 – 10.366 queixas de golpes registradas até setembro.

A mão fantasma

Dos golpes relatados à publicação carioca pela polícia de São Paulo, o novo “mão fantasma”, tipificado como crime de invasão de dispositivos eletrônicos, já é responsável por 13.337 casos de fraude neste ano. Nele, os golpistas conseguem assumir o controle dos celulares das vítimas através de um falso link de atualização.

O delegado da Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de São Paulo, Carlos Afonso Gonçalves da Silva, explicou o golpe ao jornal O Globo: “O criminoso mandava um link no qual a pessoa clicava e ele espelhava o telefone celular da pessoa no seu computador ou no seu próprio telefone celular. A partir daí, a mão fantasma entra em ação – o telefone começa a operar sem o conhecimento do proprietário”.

Para não cair no golpe da “mão fantasma”, a dica é simples: basta não atender ligações telefônicas de números desconhecidos, não clicar em links enviados e jamais responder mensagens estranhas enviadas por aplicativos de comunicação, como o WhatsApp, orienta o chefe da instituição policial.

origem: https://www.tecmundo.com.br/seguranca/255277-mao-fantasma-golpes-ciberneticos-tem-40-vitimas-dia-sp.htm

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.