Controle de acesso em tempos de pandemia

Controle de acesso em tempos de pandemia

Essa pandemia do Novo Coronavírus vem transformando, diariamente, a nossa rotina e o que é falado sobre segurança nacional. Por hora, sem a descoberta da cura para o COVID-19 e sem data para o fim do isolamento social, a orientação das entidades públicas é ficar em casa. Mas, se for preciso sair, que seja evitado o contato físico e aglomerações.

E como garantir a segurança em ambientes públicos, como hospitais, hipermercados, transportes públicos? Somente o uso de máscaras não é suficiente. Neste combate mundial em prol da saúde pública, além da cooperação de todos, a tecnologia tem ajudado bastante e está presente em diversos exemplos do nosso dia a dia.

Acredito que sistemas de controle de acesso, como catracas, cancelas e portões podem ir além de seu principal papel, de inibir a criminalidade e controlar o acesso aos ambientes, mas podem também ser adaptados ao momento atual e colaborar para com a segurança sanitária e higiene dos estabelecimentos, evitando assim uma maior proliferação do vírus.

Mas, por que uma simples cancela, porta-automática ou catraca cumprem essa função?

Pelo simples falto de não precisarem do contato físico, o que, portanto, diminui, consideravelmente, as chances de contágio e disseminação da doença. Além disso, a tecnologia de controle de acesso cumpre o papel de gerenciar quem entra, quem sai e, ainda, garante a gestão do número de pessoas que estão no estabelecimento, que segundo estatísticas, deve ser inferior a um terço do volume de passantes em dias comuns, sem a realidade da Covid-19.

A pandemia é um fato e contra fatos não há argumentos, mas atitudes podem fazer sim a diferença. Mudanças serão inevitáveis e temos que estar preparados e respeitar todas as medidas empregadas para enfrentar o vírus, e acreditar que a tecnologia pode ser uma grande aliada em tempos de crise. Viva o avanço tecnológico!

Douglas Brito

Gerente comercial da Avantia

 

 

 

origem: Revista Digital Security

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.