Projeto da Ufop permite monitoramento de pacientes com Covid-19 a distância

Listen to this article

Projeto da Ufop permite monitoramento de pacientes com Covid-19 a distância

Tecnologia sem fio envia dados de medição no nível de oxigenação do sangue para servidores

Um projeto liderado pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), em parceria com a PUC Rio, desenvolveu uma tecnologia que permite o monitoramento de pacientes com Covid-19 a distância. A inovação é um novo oxímetro, aparelho que mede a taxa de oxigenação do sangue, uma das formas mais eficazes de identificar as pessoas contaminadas pela Covid-19.

O sensor, assim como o convencional, é aplicado na ponta do dedo do paciente. Quando ele registra menos de 90% de pressão parcial de oxigênio no sangue, a pessoa deve procurar um hospital. Mas, ao contrário do convencional, o sensor criado pela Ufop permite que os dados sejam compartilhados com um servidor e analisados por entidades de saúde a distância, facilitando o diagnóstico e evitando visitas desnecessárias aos centros de saúde.

O aparelho não exige conexão com a internet nem energia elétrica, já que funciona via rádio e com baterias, o que, na avaliação dos pesquisadores, ajuda a universalizar o uso. O dispositivo ainda passa por avaliações antes de chegar ao mercado. Já a PUC Rio segue desenvolvendo o software de análise dos dados.

 

origem: O Tempo

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.