Tecnologia para monitoramento de pessoas é realidade no turismo

Listen to this article

Tecnologia para monitoramento de pessoas é realidade no turismo

Câmeras, sensores e painéis têm sido implementados no desconfinamento, mas alguns vão além da vigilância. Lembram o Grande Irmão, do livro de George Orwell

À medida que os países começam o desconfinamento e atrações turísticas voltam a funcionar, uma série de protocolos de segurança estão sendo implementadas para impedir novas ondas de contaminações – e a tecnologia vem se mostrando uma grande aliada no processo. Iniciativas como sensores e inteligência artificial têm sido úteis na diminuição do contato físico entre as pessoas. Reunimos algumas das invenções mais recentes. Algumas beiram a distopia e parecem ficção. O Grande Irmão, de George Orwell, que vigiava a sociedade através de uma  “teletela” no livro 1984, pode soar como história da carochinha.

Controle por sensores

Na Itália, o Duomo de Florença foi a primeira atração do mundo a adotar “sensores de distanciamento social”, para garantir que ninguém fique muito próximo um do outro. Cada visitante recebe, logo na entrada, um pequeno dispositivo para usar ao redor do pescoço. Caso o raio de aproximação ultrapasse os dois metros, o aparelho acende uma luz vermelha, vibra e emite sons até que as pessoas se afastem.

Outra maneira de usar sensores é para contabilizar o fluxo de frequentadores de determinado lugar. Em Portugal, painéis digitais foram instalados nos acessos à areia para impedir que elas fiquem lotadas. Os monitores registram em tempo real quantos visitantes entraram e saíram. Funciona como um semáforo: verde indica que o acesso é livre, amarelo alerta que a praia está próxima da lotação e vermelho significa que a entrada está proibida.

Quando a capacidade chega ao limite, a luz vermelha acende e o dispositivo avisa as autoridades. O nível de lotação também pode ser acompanhado antes mesmo de sair de casa por meio de um aplicativo, o Info Praia (para iOS e Android). Esse tipo de painel com sensores pode ser usado também em mercados, lojas, feiras livres e é bem possível que vejamos mais dessa tecnologia daqui para frente.

Câmeras inteligentes

Além dos sensores, outra maneira controlar o fluxo será por câmeras, mas não as tradicionais de vigilância, já bem difundidas. Lojas da AlemanhaItália e Suíça, por exemplo, estão usando câmeras aprimoradas com inteligência artificial, capazes de identificar o número de pessoas entrando e saindo de espaços fechados e emitir avisos quando é necessário aguardar para entrar.

Outro tipo de câmera inteligente também começou a ser usada há pouco tempo nos aeroportos americanos, primeiramente no Miami International, como reportou a Fox News. Instaladas no teto, elas conseguem medir a distância entre os viajantes nas filas. As informações são categorizadas por um sistema, que analisa o quão corretamente as pessoas estão praticando o distanciamento social.

origem: Viagem e Turismo

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.