3 anos em 3 meses: pandemia impulsiona digitalização da América Latina

Listen to this article

3 anos em 3 meses: pandemia impulsiona digitalização da América Latina . Segundo relatório, a pandemia “marcou um ponto de virada fundamental” e também acentuou a “dependência da infraestrutura digital

pandemia acelerou a digitalização na América Latina, que em três meses avançou o que se esperava que demoraria três anos, mas essa transição tem seus riscos, revelou um estudo sobre Cibersegurança publicado nesta terça-feira pela OEA e pelo BID.

“Em um período de três meses, experimentamos uma aceleração da transformação digital que estava prevista para ocorrer em três anos”, apontou o estudo “Cibersegurança: riscos, progresso e o caminho a seguir na América Latina e no Caribe”.

Este trabalho é uma análise do ambiente digital e das práticas dos países da região da América Latina e Caribe que começou com um relatório feito em 2016 pelas duas entidades multilaterais sediadas em Washington.

Segundo os autores do relatório, a pandemia do COVID-19 “marcou um ponto de virada fundamental” e também acentuou a “dependência da infraestrutura digital”.

O estudo lembra, entretanto, que essa transição ocorre em um ambiente que não está isento de ameaças e riscos cibernéticos e que apenas sete dos 32 países analisados possuem um plano de proteção para sua infraestrutura crítica.

Em caso de ameaça, 22 países têm pouca capacidade de investigar crimes cometidos no ciberespaço.

O estudo, que incluiu a Universidade de Oxford e também o governo da Estônia, um país líder em digitalização, constatou que até o início de 2020, apenas 12 países haviam aprovado uma estratégia nacional de segurança cibernética.

origem: Exame

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.