Barcelona testa IA em metrôs para impedir propagação do coronavírus

Barcelona testa IA em metrôs para impedir propagação do coronavírus

Sistema de ventilação inteligente que será usado a partir deste mês pode maximizar o ar fresco, além de regular a temperatura e a umidade do local em tempo real

A inteligência artificial (IA) é a nova aliada de Barcelona para impedir a propagação do novo coronavírus na região. Um sistema de ventilação inteligente está sendo testado pela Transportes Metropolitanos de Barcelona (TMB) na rede de metrô da cidade para maximizar o ar fresco, além de regular a temperatura e a umidade do local em tempo real.

Denominada Respira, a plataforma criada pela Sener Engineering usa um algoritmo que combina esses dados com informações como previsão do tempo e níveis de ocupação do metrô esperados. Desta forma, a tecnologia prevê as condições ambientais nas estações e, assim, programa a operação de cada ventilador para regular a temperatura e o consumo de energia.

Segundo a TMB, o controle inteligente da ventilação também vai liberar a quantidade máxima de ar fresco para dentro, o que aumentará a higiene e “reduzirá o risco de proliferação do coronavírus e vários microorganismos, de acordo com as diretrizes das autoridades de saúde”.

Os testes do Respira começam ainda este mês em cinco linhas do metrô espanhol, que transportam 94% dos passageiros. O desempenho do sistema será estudado pelo Ministério da Ciência e Inovação e, se for bem-sucedido, poderá ser expandido para outros locais da Espanha.

origem: Olhar Digital

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.