Barcelona testa IA em metrôs para impedir propagação do coronavírus

Listen to this article

Barcelona testa IA em metrôs para impedir propagação do coronavírus

Sistema de ventilação inteligente que será usado a partir deste mês pode maximizar o ar fresco, além de regular a temperatura e a umidade do local em tempo real

A inteligência artificial (IA) é a nova aliada de Barcelona para impedir a propagação do novo coronavírus na região. Um sistema de ventilação inteligente está sendo testado pela Transportes Metropolitanos de Barcelona (TMB) na rede de metrô da cidade para maximizar o ar fresco, além de regular a temperatura e a umidade do local em tempo real.

Denominada Respira, a plataforma criada pela Sener Engineering usa um algoritmo que combina esses dados com informações como previsão do tempo e níveis de ocupação do metrô esperados. Desta forma, a tecnologia prevê as condições ambientais nas estações e, assim, programa a operação de cada ventilador para regular a temperatura e o consumo de energia.

Segundo a TMB, o controle inteligente da ventilação também vai liberar a quantidade máxima de ar fresco para dentro, o que aumentará a higiene e “reduzirá o risco de proliferação do coronavírus e vários microorganismos, de acordo com as diretrizes das autoridades de saúde”.

Os testes do Respira começam ainda este mês em cinco linhas do metrô espanhol, que transportam 94% dos passageiros. O desempenho do sistema será estudado pelo Ministério da Ciência e Inovação e, se for bem-sucedido, poderá ser expandido para outros locais da Espanha.

origem: Olhar Digital

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.