Empresa de segurança adota gestão digital na pandemia

Listen to this article

Empresa de segurança adota gestão digital na pandemia

Em 2020, o GRUPO GR, um dos maiores do setor de segurança no país, com um histórico de atuação de quase 30 anos, reviu seus processos de gestão e iniciou uma revolução interna digital, que já vem gerando ganhos em velocidade e objetividade.

Gestão integrada

Um dos marcos deste movimento se deu com uma nova estrutura de troca de informações por projetos e não mais por departamentos. Ou seja, um departamento não se fecha em si mesmo, ele interage com os demais para troca mútua de ideias e encontro de soluções.

“Percebemos que já não fazia sentido compartimentar a empresa, uma vez que para cada projeto era preciso envolver o conhecimento de diversos experts que temos em nosso ambiente corporativo e notamos que a tecnologia só contribuiu para essa abertura. Sem a obrigatoriedade da reunião em meio físico tornou-se mais fácil reunir os profissionais, muitas vezes, até num nível interestadual”, argumenta Paulo Marques, Diretor de Desenvolvimento Humano do GRUPO GR.

Seleção e treinamento

No que tange às operações físicas, em shoppings, indústrias, condomínios e demais locais onde o GRUPO GR atua, a transferência para o meio digital também ocorreu, a começar pelo processo de recrutamento e seleção praticado pela companhia.

Para isso, a inscrição dos candidatos passou a ser realizada pelo site da empresa, em que o interessado escolhe a vaga a que pretende concorrer. Caso haja interesse, o processo seletivo ocorre em ambiente virtual, por videochamada, e uma vez escolhido ele ou ela participam do treinamento exclusivo do GRUPO GR também online.

“Em razão da pandemia, diminuímos ao máximo os riscos a que candidatos e recrutadores possam ter, por isso a opção pelo ambiente online, uma alternativa excelente, uma vez que não acarretou em nenhuma perda de qualidade nas contratações”, afirma Marques.

Ele completa que não se trata de processos comandados por inteligência artificial e sim de uma transferência do ambiente físico para o virtual: “do ano passado para este migramos mais de 90% para o processo online e por sua facilidade e assertividade pretendemos seguir com este modelo, mesmo após a pandemia”.

Acompanhamento de processos à distância

O GRUPO GR também investe na gestão online de suas equipes e dinâmicas. “Observamos que podemos conseguir ótimos resultados com o modelo online em toda a cadeia de gestão”, afirma Fernando Belarmino, Vice-Presidente de Operações.

Segundo ele, hoje, as operações no Brasil já são realizadas desta maneira e dá como exemplos o processo de implantação dos serviços que ocorreu de forma 100% digital em dois novos clientes na cidade de São Paulo, um grande condomínio corporativo e uma indústria farmacêutica “Gerimos equipes sêniores que precisam das diretrizes gerais de cada empreendimento para adequar seu conhecimento ao modo de ação específico da atividade. Portanto, a partir do treinamento, ficamos tranquilos em encaminhar a orientação de maneira online para inputs e necessários feedbacks”, explica Belarmino.

Ele detalha que ferramentas como papel, CFTV, bastão de ronda e planilhas, foram substituídas por um sistema muito mais dinâmico, moderno e interativo. O GR Track funciona por meio de apps para celular que permitem o acompanhamento do check-list de rondas realizadas e materiais utilizados, por exemplo. No dashboard, relatórios sobre eficiência são atualizados diariamente, e a prancheta virtual, que funciona como aplicativo cloud para celular ou plataforma web e permite exportar informações em pdf e excel, substitui a prancheta manual para registro de visitantes em postos sem infraestrutura.

Belarmino explica que o sistema de monitoramento por câmeras também evoluiu e agora a visualização é ao vivo: “as gravações em nuvem por web ou app nos permitem uma visualização unificada em mapa, lista ou mosaico e o compartilhamento é muito simples. A segurança aumentou porque o monitoramento em tempo real é mais eficiente e as câmeras em nuvem tornam impossível destruir imagens armazenadas. Em nosso ambiente virtual todos os dados são criptografados”.

Um dos pioneiros deste estilo de gestão digital, o GRUPO GR já implantou o modelo de acompanhamento online em todos os estados em que atua.

origem: Revista Digital Security

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.