Anvisa certifica Pfizer, uma das responsáveis pela produção da vacina Pfizer/Biontech contra Covid-19

Anvisa certifica Pfizer, uma das responsáveis pela produção da vacina Pfizer/Biontech contra Covid-19

Ao todo, quatro empresas participam do processo de certificação para a produção dessa vacina, sendo a Pfizer uma delas. Apenas uma ainda não enviou as informações requeridas pela Anvisa após a análise técnica inicial.

Anvisa publicou nesta segunda-feira (28) a certificação de Boas Práticas de Fabricação para a empresa Pfizer, uma das envolvidas na produção da vacina Pfizer/Biontech contra Covid-19.

Ao todo, quatro empresas participam do processo de certificação para a produção dessa vacina, sendo a Pfizer uma delas. Outras duas já receberam certificações após passarem por inspeções e apenas uma ainda não enviou as informações requeridas pela Anvisa após a análise técnica inicial.

No caso da Pfizer, a equipe técnica fez uma análise baseada em informações enviadas pela própria companhia, concluída no sábado.

A Anvisa esclarece que existem duas formas de certificação: por meio de relatórios de inspeção elaborados por autoridades reguladoras com equivalência regulatória à brasileira, que compõem o Esquema de Cooperação de Inspeção Farmacêutica (PIC/S, em sua sigla em inglês), ou com visitas técnicas, como aconteceu com as outras duas associadas.

As visitas de inspeção também foram realizadas nos casos da Coronavac e da vacina da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, em que técnicos da Anvisa visitaram as fábricas chinesas das farmacêuticas Sinovac e Wuxi Biologics, respectivamente. Isso aconteceu porque a China não é membro do PIC/S e as fábricas não tinham sido inspecionadas por outros membros do órgão anteriormente.

origem: https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2020/12/28/anvisa-certifica-pfizer-uma-das-responsaveis-pela-producao-da-vacina-pfizerbiontech-contra-covid-19.ghtml

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.