Brasil vai à Índia buscar 2 milhões de doses da vacina de Oxford

Listen to this article

Brasil vai à Índia buscar 2 milhões de doses da vacina de Oxford

Nesta quinta-feira (14), um avião brasileiro deve decolar rumo à Índia, de onde retornará com dois milhões de doses da vacina contra a COVID-19.

Inclusive, o país já anunciou que a vacinação em massa deve começar na próxima quarta (20). 

Segundo o Ministério da Saúde, a aeronave da Azul saiu do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), às 15h30 desta quinta-feira (14). Depois de uma escala em Recife, partirá direto para a cidade indiana de Mumbai, onde estão as doses do imunizante, cuja tecnologia foi desenvolvido pela farmacêutica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford.

Para esta viagem, a companhia disponibilizou um Airbus A330neo, considerada a maior aeronave de sua frota. Para o transporte seguro, o avião equipado com contêineres específicos que garantirão o controle de temperatura das doses, seguindo as recomendações do fabricante.

Quanto ao retorno, o avião pousará no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. No entanto, os detalhes não estão totalmente fechados. “A data de retorno do avião ao Brasil, com a carga de vacinas estimada em 15 toneladas, ainda está sendo avaliada de acordo com o andamento dos trâmites da operação de logística feita pelo Governo Federal em parceria com a Azul”, informa o Ministério da Saúde, em nota.

Assim que chegarem ao Brasil, as doses da vacina de Oxford devem seguir uma série de procedimentos até serem liberadas para o uso. Entre eles, será preciso inspecionar a carga importada e reembalar as doses da vacina, por exemplo. Além disso, é necessário aguardar a autorização de uso emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nesse cenário, a agência reguladora deve se reunir no domingo (17) para analisar o pedido de uso emergencial de dois imunizantes contra a COVID-19, a vacina de Oxford e a CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e pelo Instituto Butantan. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina de Oxford poderá ser distribuído aos estados brasileiros em até cinco dias após o sinal verde da Anvisa.

origem: https://canaltech.com.br/saude/brasil-vai-a-india-buscar-2-milhoes-de-doses-da-vacina-de-oxford-177431/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.