Anvisa autoriza importação excepcional da Sputnik V em 13 estados do Brasil

No último capítulo da saga protagonizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela vacina contra COVID-19 Sputnik, a agência negou o pedido de exportação da vacina para o Brasil, mas alegou que ainda há espaço para a aprovação. Mas na terça (15), a Anvisa aprovou a importação excepcional da Sputnik V para mais sete estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás.

Ao todo, 13 passam a ter permissão de importar a vacina. Acontece que no início do mês, a permissão de importação excepcional chegou à Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí. A autorização contemplou a importação de 928 mil doses.

Agora, mais 592 mil doses poderão ser importadas. Essa nova distribuição acontece assim:

Rio Grande do Norte: 71 mil;

Mato Grosso: 71 mil;

Rondônia: 36 mil;

Pará: 174 mil;

Amapá: 17 mil;

Paraíba: 81 mil;

Goiás: 142 mil.

A vacina deverá ser utilizada apenas em adultos saudáveis e todos os lotes importados só poderão ser usados após liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fiocruz. A Anvisa receberá relatórios periódicos de avaliação de risco-benefício do imunizante, além de tudo, e ainda cabe ressaltar que vacina a deverá ser utilizada em condições controladas, com condução de estudo de efetividade, com delineamento acordado com as normas da Anvisa, executado “conforme boas práticas clínicas”.

origem: https://canaltech.com.br/saude/anvisa-autoriza-importacao-excepcional-da-sputnik-v-em-13-estados-do-brasil-187428/Link Origem

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.