Anvisa aprova a autoteste para Covid-19

Listen to this article

População poderá comprar o kit na farmácia e fazer o exame em casa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira, 28, a liberação da venda e do uso do autoteste para Covid-19 no Brasil.

Com o exame, que deverá ser vendido em farmácias e estabelecimentos de saúde licenciados, a população poderá fazer a coleta de secreção nasal em casa, sem o auxílio de profissionais.

Segundo o site Terra, todos os materiais necessários, como instruções, cotonetes, dispositivos de teste e reagentes são fornecidos na embalagem. O resultado pode ser verificado em até 15 minutos.

Neste primeiro momento, as empresas interessadas em comercializar o produto precisam pedir o registro junto à agência, que vai analisar as solicitações.

A expectativa é de que os primeiros testes sejam aprovados em fevereiro e os kits cheguem ao mercado em meados de março.

Diante do aumento de casos causados pela variante Ômicron, a liberação dos autotestes foi solicitada pelo Ministério da Saúde no início de janeiro. A testagem no Brasil ainda está centrada em clínicas, farmácias e serviços públicos, que não conseguem atender à alta demanda.

Os autotestes já são utilizados nos Estados Unidos e em países da Europa, Ásia e América Latina, onde ficam disponíveis para venda em farmácias e lojas de varejo.

Eles também são distribuídos para a população pelos governos locais ou empresas. Na Inglaterra, por exemplo, o governo disponibiliza o tipo de teste gratuitamente e envia para as residências.

origem: Anvisa aprova a autoteste para Covid-19 | Notícias | Baguete

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.