Praticar exercícios após a vacinação contra Covid-19 pode aumentar quantidade de anticorpos

Listen to this article

Uma pesquisa feita pela Universidade Estadual do Iowa, nos Estados Unidos, apontou que praticar exercícios físicos até 90 minutos após ter recebido a vacina contra a Covid-19 ou gripe pode aumentar a produção de anticorpos no organismo, deixando a imunidade mais forte.

Os pesquisadores analisaram um grupo de pessoas que se vacinaram e logo após fizeram 90 minutos de exercício, alguns em uma bicicleta ergométrica e outros em uma esteira, ambos apresentaram mais anticorpos no organismo por pelo menos quatro semanas após a vacinação.

“Nossos resultados preliminares são os primeiros a demonstrar que uma quantidade específica de tempo pode aumentar a resposta de anticorpos do corpo à vacina Pfizer/BioNtech Covid-19 e duas vacinas para influenza”, diz o principal autor do estudo e professor de cinesiologia, Marian Kohut.

“Nossos resultados preliminares são os primeiros a demonstrar que uma quantidade específica de tempo pode aumentar a resposta de anticorpos do corpo à vacina Pfizer/BioNtech Covid-19 e duas vacinas para influenza”, diz o principal autor do estudo e professor de cinesiologia, Marian Kohut.

Anticorpos contra a Covid-19

A pesquisa ainda mostra que o condicionamento físico não teve impacto no aumento dos anticorpos. A maior parte dos voluntários estava com sobrepeso ou obesidade e mesmo assim apresentou um resultado importante. Os pacientes foram orientados a controlar a frequência cardíaca entre 120 e 140 batimentos por minuto enquanto se exercitava.

O estudo aponta que durante o exercício físico o fluxo sanguíneo e linfático aumenta, resultando em uma maior circulação das células imunes no organismo, tornando mais fácil a detecção e combate de qualquer ameaça.

Além disso, durante os testes em roedores, os pesquisadores também identificaram o surgimento da proteína interferon alfa durante a prática do exercício, o que pode ajudar na criação de anticorpos e células T.

“Muito mais pesquisas são necessárias para responder o porquê e como. Há tantas mudanças que ocorrem quando nos exercitamos – metabólicas, bioquímicas, neuroendócrinas, circulatórias. Portanto, provavelmente há uma combinação de fatores que contribuem para a resposta de anticorpos que encontramos em nosso estudo”, explica Kohut.

origem: Praticar exercícios após a vacinação contra Covid-19 pode aumentar quantidade de anticorpos – Olhar Digital

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.