Ataques de malwares a computadores com macOS crescem em 2019

Listen to this article

Número de detecções de vírus por computador foi o dobro nos sistema da Apple, em relação ao Windows

O número de malwares para atacar macOS vem crescendo em 2019, segundo dados da empresa de segurança Malwarebytes. Os vírus feitos para dispositivos da Apple representaram 16% do total de ataques neste ano, considerando outros sistemas como Windows e Android. Embora não seja um percentual muito grande, o número chama a atenção porque a base de aparelhos com o sistema da Apple é historicamente menor do que o número de PCs com a plataforma da Microsoft.

Além disso, índice de malwares detectados por dispositivos também preocupa. PCs com Windows identificaram 4,2 ameaças por dispositivo este ano, enquanto os Macs detectaram 9,8 malwares – mais do que o dobro em relação ao sistema rival.

Outro sinal de que os ataques ao macOS cresceram é que, pela primeira vez, um malware para o sistema aparece entre as cinco ameaças mais detectadas no ano. Conhecido como Mac New Tab, o vírus ficou em segundo lugar no ranking e foi encontrado em 4% dos dispositivos infectados. Ele costuma aparecer como uma extensão do Google Chrome ou Safari para modificar páginas da web.

O quinto lugar da lista geral também ficou com um malware para macOS. O programa malicioso PUP.PCVARK normalmente aparece como cópias do Advanced MacKeeper e foi encontrado em 3% dos dispositivos.

A maioria dos vírus para o sistema da Apple identificados pela Malwarebytes são adwares, programas criados para distribuir publicidade nos computadores. Por isso, têm um nível baixo de risco. Ainda assim, é importante se proteger: fique atentos a sites que fazem download automático de arquivos e não os execute em hipótese alguma, além de ter um bom antivírus instalado no seu dispositivo.

Origem: TechTudo

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.