Rede social de extrema-direita é hackeada por ciberativistas

Listen to this article

Rede social de extrema-direita é hackeada por ciberativistas

No último domingo (28), a rede social Gab, voltada exclusivamente para o público de extrema-direita, foi hackeada. Segundo o site de notícias norte-americano Wired, os dados dos usuários já estão sendo compartilhados com os jornalistas. Entre as informações vazadas, estaria a senha de personalidades como o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e da congressista republicana, Marjorie Taylor Greene.

O Gab é uma plataforma que permite postagens com poucos caracteres, ferramenta semelhante ao Twitter. Entre os valores da rede social, destaca-se a liberdade de expressão, ou seja, não há qualquer tipo de censura. Assim, desde o bloqueio de Donald Trump do Twitter em janeiro, uma série de outros usuários também migraram para a plataforma.

Os dados foram vazados pelo Distributed Denial of Secrets, grupo de hacktivistas, que inspirado no WikiLeaks, explora vulnerabilidade em sites para divulgar denúncias. Segundo o grupo, as informações coletadas não serão divulgadas publicamente devido à sensibilidade dos assuntos tratados e só serão compartilhadas com jornalistas, cientistas sociais e pesquisadores.

São mais de 70 gigabytes de dados, o equivalente a 40 milhões de postagens.

“O vazamento contém praticamente tudo sobre o Gab, incluindo todas as postagens, perfis públicos, mensagens de grupos privados, senhas de usuários e senhas de grupo, tudo que alguém precisa para executar uma análise quase completa dos usuários e do conteúdo da rede social”, diz Emma Best, cofundadora da DDoSecrets, para o Wired.

Em nota, a rede social disse que só ficou sabendo da invasão por meio de jornalistas que tentaram contato com o CEO, Andrew Torba. Segundo a empresa, a rede social utiliza um tipo de embaralhamento de informações via algoritmo que protege a senha do usuário.

origem: https://www.tecmundo.com.br/redes-sociais/211890-rede-social-extrema-direita-hackeada-ciberativistas.htm

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.

Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.