Ciberataque de “dupla extorsão” é a nova dor de cabeça das pequenas empresas

Listen to this article

As pequenas empresas estão se tornando, cada vez mais, vítimas de ciberataques ransomware de “dupla extorsão”. Trata-se de uma invasão em que o cibercriminoso não apenas “sequestra” o acesso aos dados e arquivos do computador e pede um resgate para liberá-los, como também cobra para não vazar as informações na internet. A tendência foi revelada por Sandro Süffert, CEO da empresa de segurança Apura, em um debate recente promovido pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).

ransomware cria uma camada de criptografia nos dados, isto é, embaralha-os de forma que ficam praticamente inutilizados. Só quem fez esta operação — no caso, o cibercriminoso — consegue desfazer isso.

O erro maior das micro e pequenas brasileiras (MPEs), segundo Süffert, é achar que suas informações não têm o mesmo valor das grandes empresas. Por isso, se descuidam das precauções a este tipo de ameaça ou não corrigem suas vulnerabilidades.

“Infelizmente, a maioria dos incidentes passa semanas, meses, sem que seja detectada. Quando reconhecida, já é tarde. Ter uma resiliência, em que é possível perceber, na borda, que existe um ataque, pode evitar que todo ambiente digital seja comprometido. Existe ataque de ransomware que é feito em uma dezena de equipamentos; e tem também investidas que afetam todos os computadores de uma empresa. A diferença está na capacidade de contenção do ataque”, explicou o executivo.

O valor da cobrança depende do tamanho do alvo. Como exemplo, citou que um ataque a uma clínica ou uma padaria pode pedir US_jobs(data.conteudo)nbsp;10 mil (R$ 56,5 mil na cotação atual), e em uma grande empresa, chegar a milhões de dólares.

origem: Ciberataque de “dupla extorsão” é a nova dor de cabeça das pequenas empresas – Canaltech

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.