Olimpíada Brasileira de Informática terá nova edição após sucesso na primeira fase

Listen to this article

Com grande número de participantes em todo o Amazonas, a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2021) comemora o sucesso da Fase 1 e já mira a realização da Fase 2 do evento. Ao todo, foram quase 850 competidores de 30 escolas públicas e particulares espalhadas pela capital e outros sete municípios do interior do estado provando que nem mesmo a pandemia do Novo Coronavírus foi capaz de frear o evento que fomenta a formação dos chamados profissionais do século XXI.

De 30 escolas que se inscreveram no evento, 18 são públicas (estaduais e municipais) e 12 são particulares, sendo que seis delas são oriundas do interior do estado. Além da capital Manaus, os municípios de Autazes, Humaitá, Lábrea, Manacapuru, Maués, Parintins e São Gabriel da Cachoeira marcaram presença na Fase 1 da competição, ratificando que o alcance do evento não tem fronteiras.

No total, 847 competidores fizeram as provas que se encerraram na última quarta-feira (23). Na modalidade Iniciação, que engloba alunos do 4º a 9º ano do Ensino Fundamental, foram 397 participantes. Na modalidade Programação, que atende alunos do Ensino Médio e 1º ano do Ensino Superior (e que também receberam alguns alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental), teve a participação de 475 competidores.

Inclusão e acessibilidade

Mesmo com algumas dificuldades de acesso à internet, principalmente apontadas por escolas no interior do estado, a OBI 2021 se notabilizou pela inclusão na disputa por meio da acessibilidade das provas. Quando muitas escolas receberam seus alunos para realizarem os exames de forma presencial, outras optaram por levar a Olimpíada aos competidores em casa, usando o aparelho celular e acesso à internet. Essa iniciativa foi primordial para que alunos da zona rural de Manaus e em comunidades indígenas, por exemplo, participassem da competição.

FMM bate recorde

Centro de ensino de referência em informática, a Fundação Matias Machline, na Zona Sul de Manaus, bateu seu próprio recorde de inscritos na Olimpíada Brasileira de Informática. Foram 363 participantes de um total de pouco mais de mil alunos que a Fundação possui. Ou seja, quase 40% de todo o contingente da FMM participou da Fase 1 da OBI 2021.

Diretora de Ensino e Pesquisa da FMM, Nancy Claudiano Cavalcante, falou da importância da OBI para os alunos da entidade, aproveitando para desmistificar o temor que alguns tem de competir.

“Acredito que a importância é mostrar pra eles conhecerem essa área, perceberem que é uma área legal, que é uma área de prospecção, uma área de futuro, e que eles são capazes. Porque existe muito o sentimento de que é muito difícil, e que ele não vai conseguir, que não vai entender. E quando eles começam a participar da Olimpíada, eles começam a perceber que são capazes, que conseguem e podem, e começam a pegar gosto. Porque a competição dá esse sentimento de adrenalina, que faz eles gostarem mais da área”

Sequência da OBI

Com a conclusão da Fase 1 da Olimpíada Brasileira de Informática fica a expectativa dos competidores pela Fase 2 do evento, que segue com os alunos de melhor desempenho da Fase 1 no Amazonas. A Fase 3 da OBI, onde acontece a grande final brasileira da competição, está, inicialmente, marcada para ocorrer no final de setembro e início de outubro.

De acordo com a organização da OBI, a Fase 2 está prevista para acontecer nas seguintes datas:
– Modalidade Programação no dia 21 de agosto.
– Modalidade Iniciação no dia 28 de agosto.

origem: Olimpíada Brasileira de Informática terá nova edição após sucesso na primeira fase (portaldoholanda.com.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.