O que é um processador ARM?

Listen to this article

O que é um processador ARM?

Os processadores ARM são um tipo de chip que trazem como principal característica a eficiência, de modo que, não por acaso, são o padrão de processadores utilizados em dispositivos móveis como smartphones, tablets e afins.

Diferente dos processadores x86 utilizados nos computadores, que por sua vez, são fabricados por empresas como Intel e AMD, os processadores ARM utilizam uma arquitetura diferenciada que trabalha com um número limitado de instruções, fazendo com que os dispositivos não demandem de muita energia ou mesmo uma solução térmica muito robusta.

Apesar da proposta focada em eficiência energética e mobilidade, os processadores ARM evoluíram muito nos últimos anos, fazendo com que empresas como Apple, Qualcomm e até mesmo Microsoft desenvolvessem plataformas que prometem oferecer a experiência de PC em dispositivos compactos. Cabe destacar, que um processador ARM não é capaz de executar softwares desenvolvidos para sistemas x86, como o sistema Windows por exemplo, mas existe uma versão específica do sistema operacional chamada Windows RT, que foi desenvolvida para ser executada em processadores ARM, mas claro, não oferece a mesma experiência da versão convencional do sistema operacional.

O que é ARM?

O acrônimo ARM, quer dizer Advanced RISC Machine (máquina RISC avançada, em tradução livre), de modo que o termo RISC, diz respeito a um conjunto de instruções de processadores. Esse padrão é utilizado em todos os processadores ARM, uma vez que é uma demanda da arquitetura.

RISC, por sua vez, é um conjunto de instruções reduzido, de modo que é mais limitado, fazendo com que as instruções sejam mais simples que o sistema CISC, que é utilizado nos PCs. O sistema RISC exige menos do processador, o que claro, faz com que o chip não precise de tanta energia, o que é essencial em dispositivos móveis que possuem uma bateria.

Os processadores ARM possuem outra característica interessante que é concentrar em um único conjunto, chamado SoC, basicamente todos os componentes para que o sistema funcione. Em um mesmo pacote, os processadores ARM podem trazer a memória, processador, GPU e modem, o que é o que ocorre nos smartphones por exemplo.

Por falar em smartphones, empresas como Apple, Qualcomm e Samsung são expoentes da tecnologia, uma vez que utilizam os processadores ARM em seus dispositivos. A Qualcomm com seus chips Snapdragon que são utilizados por diversas fabricantes, se tornou uma gigante do segmento, diferente de Apple e Samsung que fabricam além do chip (M1 e Exynos respectvamente), os dispositivos como iPhone, iPad e os dispositivos Galaxy.

origem: https://www.tecmundo.com.br/produto/211758-processador-arm.htm

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.

Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.