Brasileiros criam método inédito para diagnóstico da Covid-19 usando IA

Brasileiros criam método inédito para diagnóstico da Covid-19 usando IA

Brasileiros criam método inédito para diagnóstico da Covid-19 usando IA

Plataforma desenvolvida pela UFMG funciona pela comparação entre células infectadas e amostras não infectadas; testes clínicos apresentaram precisão de quase 90%

Dando continuidade aos estudos sobre o novo coronavírus, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) fizeram uma descoberta inédita neste mês: um método que utiliza inteligência artificial para diagnóstico da Covid-19 e, também, de outras doenças virais, como dengue e zika.
Batizada de PoLiVirUS, a plataforma funciona pela comparação entre células infectadas e amostras não infectadas. A inteligência artificial é treinada com um grande conjunto de espectros de amostras, de diagnóstico conhecido, e acaba aprendendo a distinguir umas das outras. Com isso, é capaz de processar os espectros de novas amostras, reconhecendo infecções por diferentes vírus.

O projeto teve início logo que os principais casos de Covid-19 foram registrados no Brasil. Os testes clínicos com amostras de pacientes reais, que começaram há duas semanas, apresentaram precisão de quase 90%.

“É um método rápido, não invasivo e muito preciso, que não requer condições de biossegurança específicas. Ou seja, pode ser utilizado em qualquer laboratório, posto de saúde ou hospital”, explicou o professor Juan González, do departamento de Física da UFMG.

Brasileiros criam método inédito para diagnóstico da Covid-19 ...

origem: Olhar Digital

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.