Startup desenvolve algoritmo baseado em IA capaz de detectar possíveis casos de burnout

Listen to this article

inteligência artificial (IA) tem sido uma grande aliada das companhias, principalmente com os regimes remotos e híbridos em virtude da pandemia de coronavírus. Ciente disso, a startup brasileira Fhinck decidiu apostar em um produto para auxiliar a transformação digital das empresas: um algoritmo capaz de analisar dados de eficiência operacional de pessoas, processos e plataforma, além de identificar possíveis casos de burnout.

Em um cenário pré-pandêmico, tais métricas seriam consideradas interessantes para analisar os processos e ajustar o que era necessário. No entanto, a remodelação das rotinas de trabalho reposicionaram essas soluções como algo “elementar” para as companhias. Basta imaginar como ficou difícil examinar processos operacionais e o bem-estar dos funcionários por meio de um sistema remoto.

O cenário foi mais que propício para que a Fhinck, fundada em 2014, desenvolvesse um algoritmo baseado em IA para gerar dados relacionados às horas de trabalho dos funcionários (People Analytics), processos de trabalho (Process Analytics) e os conjuntos de sistemas e ferramentas utilizados pelas empresas (Plataform Analytics).

Quando combinados, esses dados gerados pelo sistema da Fhinck proporcionam um melhor entendimento dos processos operacionais e das interações com os colaboradores. Desta forma, mapear todos os procedimentos de determinada companhia é feito de forma escalável e com muito mais precisão.

“A solução da Fhinck é baseada na ciência de dados e, portanto, fornece uma visão mais assertiva do que está acontecendo na empresa. Às vezes, revela algo que nem mesmo os líderes notaram. Esta é a direção que o mundo está tomando, precisamos usar dados, inteligência, estatísticas e combinar todo esse conjunto de informações com análise. É ciência das pessoas”, afirmou Paulo Castello, fundador e CEO da Fhinck.

Como funciona

Segundo Castello, a solução da Fhinck baseia-se em um software que, ao ser instalado em computadores, passa a identificar oportunidades para aumentar a eficiência operacional — como quantas etapas são necessárias para determinado processo, quais atividades podem ser eliminadas, quais as oportunidades para automatização ou robotização, entre outras.

origem: https://olhardigital.com.br/2021/07/05/pro/startup-desenvolve-algoritmo-para-prever-casos-de-burnout/Link Origem

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.