Motor elétrico preferido da indústria é otimizado por inteligência artificial

Listen to this article

Um tipo de motor elétrico, chamado motor de indução gaiola de esquilo, é o preferido da indústria pela sua versatilidade, alta eficiência e baixo ruído.

Não é por acaso que eles estão por todos os lados.

Robusta e confiável, a versão trifásica desse tipo de motor de indução é o preferido da indústria porque, por não produzir faísca, eles se adaptam muito bem a ambientes perigosos, como refinarias de petróleo, minas, operações de moagem, bombeamento etc.

Em casa, a geladeira, a máquina de lavar, a secadora e a bomba da piscina são movidos por motores de gaiola de esquilo monofásicos.

A boa notícia é que, usando inteligência artificial, um engenheiro descobriu como projetar um motor de gaiola que se comporte bem na rede elétrica, sem perder sua potência, eficiência e confiabilidade.

O problema é que, ao ligá-los, eles geram picos que podem desestabilizar toda a rede elétrica – eles têm um fator de potência ruim, com grandes potências reativas.

Quem decidiu enfrentar esse problema foi o professor Mbika Muteba, da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul. Ele treinou um programa de inteligência artificial para que ele otimizasse o projeto do motor para que ele comece a trabalhar sem importunar ninguém, e ainda mantenha todas as suas vantagens.

Muteba modelou e projetou rotores e bobinas capacitivas auxiliares para um motor de gaiola de esquilo de 5,5 kW (7,37 cavalos de potência métrica). O motor apresentou excelente fator de potência, variando de 0,93, medido a 0% de carga, a 0,99 de 60% até 120% de carga. O torque do motor otimizado por ampere é 22% maior com carga de 20%, 16% maior com carga de 60% e 13% melhor com carga de 120%, em comparação com a versão não otimizada.

Usar a inteligência artificial para otimizar o projeto do rotor e da bobina capacitiva auxiliar economizaram muito tempo, em comparação com construir e testar modelos: O algoritmo genético levou 27 minutos para otimizar o design do rotor e da bobina, exigindo apenas 8 execuções e 60 gerações de cromossomos processados.

origem: Inteligência artificial otimiza motor elétrico de indução (inovacaotecnologica.com.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.