PM poderá fazer convênios para monitorar imagens de vídeo de prédios e empresas

Listen to this article

Nova lei cria o Programa Estadual de Videomonitoramento e prevê adesão de lojistas e condomínios

Uma das grandes falhas apontadas na investigação dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes foi a dificuldade em obter imagens de câmeras nas ruas com o carro dirigido pelos suspeitos. À época, cinco das 11 câmeras da prefeitura que ficavam no percurso feito pelo carro com as vítimas estavam desligadas. Agora, o Rio poderá incrementar sua rede de monitoramento em todo o estado: há duas semanas, o governador Wilson Witzel sancionou a lei que possibilita convênios entre condomínios e lojas e a polícia para cessão gratuita de imagens, a partir do Programa Estadual de Videomonitoramento (PEV).

Questionada sobre quando o programa seria colocado em prática, a Polícia Militar informou que um grupo de trabalho formado pelas Secretarias de Estado das Polícia Militar e Polícia Civil e o Chefe Executivo do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será responsável por sua regulamentação. O prazo é o próximo dia 27 e, segundo a polícia, serão priorizadas “as regiões do estado que concentram as grandes manchas criminais, seguindo estatísticas oficiais”.

Para Rodrigo Taveira, representante técnico da Associação Comunitária Bairro Seguro (ACBS), o PEV não necessita de muitos investimentos tecnológicos para entrar em prática.

Pela lei, as pessoas interessadas em ceder as imagens deverão se cadastrar num site. Por isso, o estado precisaria ser proativo na busca por essas câmeras. Para o antropólogo, coronel da PM e ex-chefe do Estado-Maior Robson Rodrigues, a intenção de investir numa rede de monitoramento é positiva.

origem: O Globo

 


Sirlei Madruga de Oliveira

 

Editora do Guia do CFTV

 

 

 

 

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.