Educação – Alunos da Fatec Praia Grande criam tradutor para salas de bate-papo on-line

Listen to this article

Alunos do curso superior de tecnologia em Informática para Negócios da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Praia Grande desenvolveram um tradutor instantâneo que vai facilitar a vida de quem frequenta salas de bate-papo on-line e gosta de interagir com estrangeiros. O Babel Chat permite a comunicação entre pessoas que falam idiomas diferentes, mesmo que os usuários não tenham domínio de línguas estrangeiras.

Por meio do aplicativo, uma pessoa pode escrever uma mensagem em português, que é instantaneamente traduzida e entregue ao interlocutor em outro idioma – inclusive por meio de ideogramas, como os utilizados no japonês ou no chinês. “Mesmo que o teclado do computador seja convencional, com o Alfabeto Romano”, explica João Tarla, que desenvolveu o programa junto com Eduardo Vieira, Kátia Benedetti e Leonardo Zertus.

O Babel Chat foi apresentado na 5ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, realizada entre 25 e 27 de outubro, com mais de 350 projetos desenvolvidos por estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Fatecs estaduais, além de instituições de ensino de cinco países latino-americanos: Argentina, Costa Rica, Peru, República Dominicana e Uruguai.
O fato de o aplicativo não “entender” gírias é considerado um ponto positivo pelo grupo: “Incentiva os usuários a escreverem corretamente”, avalia João. Além do português, o programa pode ser utilizado em outros 36 idiomas, desde os mais disseminados, como o inglês e o espanhol, até os falados em poucas regiões do mundo, como o grego, o hebraico, o coreano e o vietnamita.

 

origem: http://noticias.portalbraganca.com.br/educacao/101-fatec/6074-educacao-alunos-da-fatec-praia-grande-criam-tradutor-para-salas-de-bate-papo-on-line.html


Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.