Após os novos Surfaces, Apple se prepara para levar biometria a seus notebooks

Listen to this article

Apple está no caminho de criar notebooks com funções biométricas, colocando um fim na necessidade da utilização de senhas, padrões e demais quebras-cabeça na liberação do sistema operacional.

A iniciativa foi revelada após uma patente da companhia dos Estados Unidos da América ter sido publicada pelo escritório nacional de licenças, também sediado em solo estadunidense. O documento havia sido requerido pela empresa norte-americana em meados de 2007, mesmo ano em que o primeiro iPhone foi apresentado oficialmente, porém, depois de oito anos de espera, a papelada finalmente ganhou sua situação de validade. E otiming não poderia ser melhor para a Maçã, relembrando o grande evento da Microsoft realizado neste mês de outubro.

Em sua última cerimônia, Microsoft anunciou publicamente dois grandes concorrentes no mercado de tablets e laptops, categorizando-os como híbridos de respeito. Surface Pro 4 eSurface Book fizeram queixos caírem na festividade, justamente por misturarem o melhor dos dois mundos, mas não foram somente suas próprias características que atraíram a atenção do público, pois, da mesma forma, os novíssimos acessórios que lhes fazem companhia trazem boas novidades aos consumidores, incluindo novos teclados físicos que, por sinal, já contam com a habilidade de realizar a leitura de impressões digitais dos usuários. Com a nova patente da Apple, a marca dos EUA estaria pronta para mais um embate versus a desenvolvedora do Windows.

O documento é etiquetado como aparelho de detecção de impressões digitais usando métodos de correspondência híbrida e outros associados, sabendo disto, não são apenas os notebooks com OS X que podem receber a biometria, mas também acessórios de iPad e demais produtos que despertarem o interesse da gigante liderada por Tim Cook. Naturalmente, seguindo toda sua linha de gadgets, se novos laptops, de fato, chegarem às varejistas com leitores de impressão digital, há boas chances do nome da tecnologia ser TouchID, exatamente a mesma denominação usada pela empresa no iPhone e iPad. Anteriormente, tal sistema oferecia somente a chance de desbloquear o ambiente virtual, porém seu avanço foi notável nos últimos anos.

Além de permitir que o cliente acesse o iOS sem precisar inserir palavras ou números, TouchID ainda garante que pagamentos possam ser efetuados diretamente em dispositivos portáteis, bastando ajustar as informações bancárias no aplicativo original, aproximar o eletrônico de um terminal específico, necessitando do NFC (Near Field Communication), e usar o leitor de impressões digitais para transferir a quantia em questão à loja. Ainda é um mistério como isso tudo funcionaria em um MacBook, porém o fato da patente existir, por si só, já levanta possibilidades interessantes aos fãs da Maçã. Infelizmente, isso não é garantia que a licença seja realmente utilizada, portanto não espere ansioso por isso.

origem: http://www.tudocelular.com/windows/noticias/n62201/apple-pronta-para-lancar-macbook-touchid.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.