Qualcomm cria câmera de segurança com processador de celular

Listen to this article

Smart Cameras: Chips snapdragon trarão mais autonomia a câmeras de segurança

Qualcomm, responsável por alguns dos mais poderosos processadores de smartphones do mundo, pretende trazer seus componentes para câmeras de segurança e outros dispositivos móveis.

A empresa criou um modelo de câmera que utiliza o chipset Snapdragon 618, um processador de médio desempenho que pode até cuidar do processamento de duas câmeras ao mesmo tempo. O intuito é que isso permita um processamento local de vídeo, em vez de utilizar a nuvem para isso, o que economizaria uma quantidade considerável de dados no upload.

Atualmente, muitas câmeras filmam o tempo todo, enviam seus dados para a nuvem, que os processa e só envia para o servidor as partes interessantes (ou seja, com algum movimento diferente do usual). Com esse novo sistema, o processamento poderia ser feito direto na câmera, economizando banda e, dependendo da infra-estrutura, funcionando até sem internet.

O fato de suportarem redes LTE (4G) também permite que as próprias câmeras se comuniquem com o usuário, caso detectem algo e que sejam colocadas longe do alcance de uma rede Wi-Fi local. O poder extra de processamento de um chip como este também poderia permitir que se fizesse, localmente, uma análise da cena, reconhecendo faces de moradores, por exemplo.

A Qualcomm criou um modelo funcional, como prova de conceito, mas não fabricará cameras por si mesma, preferindo licenciar a tecnologia para outros fabricantes. Além disso, os processadores poderão ser utilizados em outros produtos, como em um exemplo dado ao site The Verge, um leitor de energia elétrica que envia informações de leitura todos os meses, dispensando um fiscal apenas para isso.

Os primeiros modelos deverão ser lançados em 2016 e ainda não possuem preço sugerido.

origem: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/qualcomm-cria-camera-de-seguranca-com-snapdragon-e-4g

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.