Capacete inteligente informa ciclista se há carros se aproximando

Listen to this article

O Classon é um capacete inteligente que permite aos ciclistas se comunicarem com quem está em volta e saber se há carros se aproximando sem precisar olhar para trás. O dispositivo de segurança é equipado com sensores, câmeras, luzes, alto-falante e microfone, além de, claro, uma proteção para a cabeça dos usuários.

A detecção de veículos em pontos cegos feita pelo capacete funciona com as câmeras (frontal e traseira) analisando o ambiente para o ciclista. A informação é interpretada por um algoritmo e comunicada ao usuário através de uma luz na viseira. A iluminação pisca constantemente sob o visor para alertar sobre a aproximação de carros.

O Classon também conta com a capacidade de interpretar sinais de direção de forma intuitiva. Se o usuário levantar o braço direito, o capacete informa para quem está atrás a intenção de virar para o lado apontado. O sistema é semelhante ao de um carro, com uma luz amarela indicando a direção.

Ainda pensando na segurança do ciclista, o capacete conta com uma luz de freio, que indica quando os freios da bicicleta são acionados, alertando outros ciclista e possíveis motoristas que estejam atrás, reduzindo riscos de colisão.

O acessório também é uma boa opção para quem gosta de aliar esportes e tecnologia. Através de um aplicativo próprio da fabricante, é possível colocar o destino que quer chegar e, através de luzes no visor, o capacete indica a direção que deve ser tomada. Além disso, o dispositivo permite fazer streaming de vídeo ou salvar e compartilhar imagens registradas em sua memória interna de 4 GB.

O Classon conta com sensor de gestos, um giroscópio capaz de detectar a direção percorrida e a força da gravidade, dois processadores de 1 Ghz e uma bateria com 2,5 horas de duração. O acessório está à venda por US$ 149,00 (cerca de R$ 507,00) e é entregue no Brasil.

origem: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/07/capacete-inteligente-informa-ciclista-se-ha-carros-se-aproximando.html

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.