AMD apresenta nova CPU Zen e promete competir de perto com a Intel

Listen to this article

Precedida por muitas especulações, nova microarquitetura pode recolocar a fabricante numa luta de igual para igual com a rival Intel.

A AMD finalmente revelou nesta quinta-feira, 18/08, a sua nova microarquitetura Zen, com duas CPUs que podem colocar a empresa de volta na luta com os melhores da Intel.

Segundo a fabricante, sua CPU Summit Ridge, voltada para desktops de alto desempenho, terá 8 núcleos e tecnologia multi-threading simultâneo (SMT – simultaneous multi-threading) para dar a ela 16 núcleos de poder de processamento. Um segundo chip para servidores, de codinome Naples, terá 32 núcleos com multi-threading simultâneo, resultando em 64 núcleos por CPU.

A tecnologia de multi-threading simultâneo é parecida com a Hyper-Threading, da Intel, que divide um único núcleo em dois núcleos virtuais para conseguir mais desempenho.

Para provar que a Zen tem o que precisa, a AMD demonstrou para alguns jornalistas que um Zen de 8 núcleos poderia rodar de maneira tão rápida quanto o mais novo chip Core i7 de 8 núcleos da Intel.

Até o momento, algumas pessoas especulavam que o Zen ficaria abaixo do esperado. Benchmarks vazados recentemente pareciam mostrar que a nova arquitetura não era melhor do que a Haswell, lançada há dois anos pela Intel. Caso outros testes comprovem essa demonstração da AMD, no entanto, a novidade poderá ser uma ótima notícia para a fabricante

origem: http://idgnow.com.br/ti-pessoal/2016/08/18/amd-apresenta-nova-cpu-zen-e-promete-competir-de-perto-com-a-intel/

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.