Axis cria tecnologia de foco a laser para câmeras PTZ

Raios medem a distância entre a câmera e os objetos de interesse para gerar imagens continuamente focadas

A Axis Communications, líder em videomonitoramento IP, desenvolveu uma tecnologia que permite às câmeras calcularem a distância até pessoas e objetos na cena e, a partir dessa informação, focarem com precisão nos pontos de interesse – tudo em questão de milissegundos. 

Câmeras convencionais podem demorar algum tempo até ajustar o foco automaticamente em cenários de iluminação desafiadora, como no amanhecer ou anoitecer. Já a nova tecnologia funciona pelo envio de um raio transmissor e um receptor, gerando uma referência de ponto focal

Esse ajuste do foco tem ótimo desempenho mesmo no escuro. Ao ter uma referência focal contínua, a câmera aumenta sua precisão no foco e permite gerar vídeos com maior detalhamento em cenas com pouca luz. 

O foco a laser é especialmente útil em situações que exigem a identificação rápida e precisa de pessoas e objetos, como em rodovias e monitoramento urbano. A tecnologia será apresentada pela Axis Communication em dois grandes eventos neste mês de Setembro: na feira ASIS em Orlando, nos Estados Unidos, e na feira Security Essen, na Alemanha. 

“O autofoco é um dos grandes desafios para câmeras PTZ convencionais hoje. Nossa nova tecnologia de foco a laser permite à câmera medir a distância até os objetos independentemente das condições de iluminação”, afirma Sergio Fukushima, gerente técnico da Axis Communications. 

A primeira câmera a contar com a tecnologia de foco a laser é a AXIS Q6155-E, com resolução Full HD e 30x de zoom óptico, e que também dispõe de outras tecnologias lançadas recentemente pela Axis: Sharpdome para visualizar 20 graus acima da linha do horizonte, Lightfinder para gerar imagens em cores no escuro, e função Speed Dry para secar a câmera com o apertar de um botão após a chuva. 

Assim como os últimos modelos da Axis, a câmera vem com a tecnologia Zipstream, que reduz a necessidade de largura de banda e armazenamento em até 50% em média, mantendo detalhes forenses dentro do padrão H.264, amplamente adotado pela indústria. 

A câmera AXIS Q6155-E pode ser utilizada com a mais ampla base de softwares de videovigilância da indústria, e suporta aplicações de analíticos de vídeo desenvolvidos por terceiros. O suporte para ONVIF permite sua integração com sistemas de videovigilância já existentes. O modelo tem previsão de disponibilidade para o quarto trimestre de 2016 através da rede de distribuidores da Axis. 

Para um vídeo explicando a tecnologia de foco a laser, acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=Gluw9Vb4fRg&feature=youtu.be 

origem: http://www.netseg.com.br/not.php?id=7094

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.