Conheça ella: o “Google” dos vídeos de segurança

Listen to this article

Sistema emprega algoritmos de deep learning para identificar o que é importante e permitir a pesquisa de vídeo com palavras-chave

A IC Realtime, uma fornecedora de tecnologias de segurança e vigilância digital, anunciou o lançamento de Ella, uma nova ferramenta de busca baseada em nuvem e deep learning que promete melhorar qualquer sistema de segurança com capacidades de pesquisa com linguagem natural em qualquer vídeo gravado.

O sistema Ella utiliza ferramentas de deep learning e algoritmos para dar à qualquer câmera de segurança a capacidade de reconhecer objetos, cores, pessoas, veículos, animais e mais. O Ella foi projetado com a tecnologia vinda da Camio, uma startup fundada por ex-funcionários da Google que tinham como objetivo encontrar uma maneira de aplicar buscas em streams de vídeo.

A diferença dos sistemas de busca avançados encontrados em softwares VMS já amplamente conhecidos no mercado está na facilidade de busca por palavras-chave, de maneira bastante parecida ao que a ferramenta de busca Google faz: basta digitar “white truck” para encontrar todos momentos onde um caminhão branco passou pelo campo de visão da câmera.

“A ideia nasceu de uma simples questão: se você pode pesquisar a internet inteira em menos de um segundo, por que você não pode fazer o mesmo com streams de vídeo?”, disse Carter Maslan, CEO da Camio. “A IC Realtime é a parceira perfeita para trazer essa capacidade de pesquisa de vídeo avançada para o mercado global de vigilância e segurança por conta do seu conhecimento e experiência com as necessidades dos usuários neste ambiente. O Ella é resultado da nossa parceria em ajustar o serviço para aplicações de segurança”.

Segundo a IC Realtime, uma câmera de vigilância comum capta menos de dois minutos de vídeo interessante por dia, apesar de realizar o streaming e a gravação 24 horas do dia. Além disso, os sistemas tradicionais permitem ao usuário pesquisar os eventos apenas por data, tempo, tipo de câmera e retornar com uma grande variedade de resultados que, ainda assim, precisarão de algum tempo de pesquisa.

O Ella, por outro lado, promete fazer esse trabalho pelos usuários aos destacar eventos interessantes e permitir pesquisas rápidas nas gravações do sistema de segurança. A partir do momento que o Ella é conectado e fica online, o sistema começa a aprender e marcar objetos que a câmera vê. O motor de deep learning funciona em nuvem e vêm pré-carregado com o reconhecimento de milhares de objetos, como marcas e modelos de carros, por exemplo.

Sendo agnóstico à hardwares, o Ella também promete resolver o prolema de largura de banda limitada para qualquer câmera ou NVR trabalhando com imagens HD. Baseado nos algoritmos de machine learning que reconhecem padrões de movimento em cada cena de câmera para reconhecer o que é interessante em cada cena, o Ella irá gravar em HD quando reconhecer algo realmente importante. Ao aprender baseado no que o sistema vê, o Ella pode reduzir os falso-positivos ao entender que, por exemplo, um galho de uma arvore balançando com o vento não é tão importante quanto a chegada de um caminhão de entregas. Ainda assim, os eventos classificados como menos importantes são gravados em um formato de time-lapse de baixa resolução para, ainda assim, fornecer uma cobertura 24 horas por dia sem usar muita banda.

“Essas capacidades de pesquisa em vídeo entregadas pelo Ella ainda não foram exploradas na indústria de segurança e vigilância até hoje”, disse Matt Sailor, CEO da IC Realtime. “Essa nova solução traz inteligência e analíticos para câmeras de segurança de todo o mundo. O Ella traz uma abordagem agnóstica à hardware para analíticos baseado em nuvem que instantaneamente levarão sistemas de vigilância conectados para o futuro”.

O Ella trabalha tanto com sistema de segurança profissionais quanto de baixo nível e é composto de um dispositivo gateway e uma assinatura mensal da plataforma em nuvem. Os preços começam em US$6,99 por mês e aumentam com os recursos analíticos e armazenamento necessários para cada escopo de projeto.

Quanto aos gateways, a principio há três modelos: o ella, para três streams de vídeo 1080p, o ella Pro, para até 8 streams, e o ella Enterprise, feito sob medida para até 1000 streams 1080p. Para mais informações acesse http://smartella.com/

origem: http://www.revistadigitalsecurity.com.br/2018-01-conheca-ella-o-google-dos-videos-de-seguranca-2760575

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’                                                                                                                                                   

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.