Intelbras abre APIs da sua plataforma Zeus para dispositivos Wi-Fi

Listen to this article

Empresa segue a tendência mundial de Interfaces de Programação de Aplicativos (APIs) abertas nos produtos de redes (Wi-Fi)

A Intelbras acaba de democratizar a sua plataforma Zeus para dispositivos Wi-Fi por meio da publicação da sua API (referência do termo em inglês Application Programming Interface), um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na web. O que significa que a empresa abriu para a comunidade de programadores no Brasil APIs da plataforma Zeus, que no futuro será embarcada em todos os produtos do portfólio. Com isso, outros empreendedores poderão desenvolver soluções integradas aos produtos da marca.  

Por meio das APIs, várias soluções podem ser criadas, como sistemas em nuvem de gerenciamento ou, até mesmo, aplicativos móveis que tragam facilidades para donos de negócios como comerciantes e redes de hotéis. A comunicação é feita de forma padronizada e está totalmente especificada na documentação oficial. Diversas funções estão disponíveis e podem ser utilizadas por outras aplicações e sistemas.

“Somos a única empresa do setor no Brasil de componentes eletrônicos que está oferecendo essa possibilidade ao mercado”, comenta o diretor da área de redes da Intelbras, Amilcar Scheffer. A estratégia de APIs abertas é uma tendência no mercado mundial e existe uma perspectiva de que esse mercado cresça até 2,2 trilhões de dólares em 2018, segundo dados da IBM. “A Intelbras destina 6% do seu faturamento para pesquisa e desenvolvimento e há algum tempo vem investindo para facilitar o acesso às funcionalidades da sua plataforma Zeus para profissionais de TI e Startups que desejam integrar e criar suas próprias soluções IoT”.

Plataforma Zeus

O principal diferencial da plataforma Zeus é a possibilidade de os clientes poderem gerenciar seus dispositivos como repetidores de sinal, roteadores e rádio transmissores por meio das chamadas APIs, além de criar novas possibilidades e customizações utilizando o Wi-Fi como intermediador. A plataforma Zeus da Intelbras está integrada aos Access Points AP 310 e AP 360, lançados no final de 2017, com foco em ambientes empresariais, hotéis e eventos.

“A facilidade dessas APIs abertas, futuramente, será controlada para automatizar processos em que diversas aplicabilidades serão possíveis, não somente com produtos de redes, mas de outros segmentos, para que empresas e startups possam expandir e potenciar novos negócios e ideias”, aponta Scheffer.

Fornecer uma API pública para um dispositivo Wi-Fi pode contribuir para que criadores de soluções tecnológicas consigam personalizar as redes de conexão de empresas, eventos e comércios. Em locais como shoppings e centros comerciais, por exemplo, seria possível selecionar quantos usuários podem acessar uma determinada rede WiFi, controlar a velocidade da rede, ou simplesmente verificar o volume de utilização de internet por localidade, entre outras inúmeras possibilidades.

Origem: http://www.revistadigitalsecurity.com.br/2018-03-intelbras-abre-apis-da-sua-plataforma-zeus-para-dispositivos-wi-fi-2759890

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.