Câmeras corporais para o PNP são um passo na direção certa

Listen to this article

A maior coisa que poderia ajudar a imagem da Polícia Nacional das Filipinas (PNP) é o uso de câmeras corporais. Se as ações da polícia estiverem em dúvida, o uso de câmeras corporais atenderá à necessidade de transparência.

A transparência é o que os filipinos pedem ao chefe da PNP, Diretor Geral “Bato” Dela Rosa. Parece que por muito tempo, muitos filipinos se divertiram com dela Rosa. Você pode vê-lo na TV se prestar atenção: repórteres capturados sorrindo enquanto Dela Rosa responde a perguntas – completa com gestos – durante uma entrevista.

Em uma entrevista no mês passado, Dela Rosa expressou exasperação com a mídia quando lhe perguntaram por que alguns policiais desligaram a Circuito Fechado de Televisão (CCTV) durante uma operação antinarcóticos. Ele parecia prestes a explodir quando ele respondeu que a CCTV estava desligada após a operação ter terminado. Parecia que ele estava prestes a gritar com os repórteres: “Por que você está fazendo isso comigo?”

A resposta para isso é auto-evidente. As pessoas querem transparência. Caso contrário, agora que a Operação Tokhang foi relançada, como você pode nos impedir de pensar em falhas?

Agora vem o cenário de policiais usando câmeras corporais para registrar suas atividades de plantão. “Bato” realizou uma coletiva de imprensa na qual afirmou que as diretrizes políticas serão divulgadas assim que o pessoal da PNP tiver recebido as câmeras do corpo.

Claro, qualquer um ficaria curioso sobre a qualidade de imagem dessas câmeras de corpo. Serão 13 megapixels ou mais, como o que você acharia de uma câmera selfie média?

Por sua parte, Dela Rosa enfatizou que, uma vez que as câmeras do corpo tenham sido disponibilizadas, nenhuma operação antidrogas será conduzida sem o seu uso. Ele acrescentou que o uso de câmeras de corpo pela polícia é para fins de transparência, de modo que todas as ações no local sejam monitoradas. Isso é um alívio. Pela primeira vez, não há nada engraçado ou excessivamente dramático nos pronunciamentos do chefe do PNP.

A fonte também citou uma instância nos Estados Unidos, onde um policial foi pego plantando drogas na carteira de um suspeito detido. Ele explicou: “o policial dos EUA pensou que ele havia desligado a câmera do corpo. Meu entendimento é que, quando eles estão de folga, a polícia entrega suas câmeras por arquivo ou por escrutínio de seu escritório. ”

Origem: https://www.ifsec.events/

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.