LORDELLO EXPLICA PORQUE OS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA INSTALADOS EM PRÉDIOS QUEBRAM TANTO

Listen to this article

Quem mora em prédio sabe que alguns equipamentos de segurança costumam apresentar problemas tais como: Defeito no funcionamento dos portões de pedestres e de garagem, principalmente; CFTV – câmeras de segurança param de funcionar ou imagens não são nítidas; Falso disparo de alarme perimetral; Biometria…

Quem mora em prédio sabe que alguns equipamentos de segurança costumam apresentar problemas tais como:

  • Defeito no funcionamento dos portões de pedestres e de garagem, principalmente;
  • CFTV – câmeras de segurança param de funcionar ou imagens não são nítidas;
  • Falso disparo de alarme perimetral;
  • Biometria que trava ou não funciona.

Levantei esse tema em palestra que ministrei para síndicos na cidade de Curitiba/PR, pois alguns dos participantes relataram que em razão das quebras frequentes dos portões das garagens, os prédios ficavam vulneráveis.

Deixei o público falar um pouco sobre o tema para obter opiniões a respeito. Curiosamente, a maioria entendia que a parada repentina de portões automáticos seria algo para se conviver, mesmo porque não haveria solução. Eles acreditavam que em razão dos inúmeros acionamentos diários, a quebra seria impossível de ser evitada.

Afirmei ser ledo engano tal raciocínio e fiz a seguinte afirmação:

“ Portões automáticos não param se tiverem a devida manutenção ”.

Apesar do som abafado, as intensas conversas entre os participantes demonstrava não acreditarem em minha colocação.

Mesmo assim, continuei:

“ Portões automáticos com qualidade, instalados de forma correta e com a devida manutenção semanal, não param de uma hora para outra. Vejam as máquinas de fábricas que funcionam 24h por dia e que dificilmente apresentam defeitos. Outro exemplo são automóveis cujos proprietários cuidam com zelo, de acordo com as regras do fabricante; raramente deixam o motorista na mão ”.

Alguns participantes começaram a mudar de ideia, mas muitos ainda relutavam. Então, resolvi apertar o cerco:

“ Com o intuito de fazer economia, muitos síndicos largam a manutenção dos portões nas mãos do zelador, que apesar de ter boa vontade, entende pouco sobre esse tipo de serviço. Muitas vezes, o problema é estrutural, e sendo assim, as paralisações serão constantes ”.

Nesse momento do evento, um síndico que estava sentado bem na frente levantou a mão, pediu a palavra e ofertou depoimento interessante:

“ Lordello, você tem toda razão no que está falando. Sou síndico no meu edifício há 6 anos. No primeiro ano de administração eu ficava muito aborrecido com as quebras dos portões da garagem, o que gerava muito estresse entre os moradores, além de expor a segurança do prédio. Resolvi então contratar empresa especializava em portões para ter diagnóstico do equipamento. Eles levantaram erros absurdos e propuseram substituição e contrato de manutenção. Resolvi apostar nessa empresa e o resultado foi excepcional; há 5 anos não tenho uma quebra sequer ”.

O mais engraçado, é que os síndicos que estavam ao lado, surpresos com o relato, imediatamente pediram o contato da empresa especializada em portões.

Síndicos não podem colocar em risco a segurança dos locais que administram porque optaram por ações caseiras ou amadoras. Esse tipo de economia não é inteligente.

O “ quebra galho ” ou “ jeitinho ” para promover conserto ou manutenção de equipamentos, pode gerar a curto ou médio prazo consequências lamentáveis quanto a segurança do local.

Origem: https://doutorseguranca.com.br/lordello-explica-porque-os-equipamentos-de-seguranca-instalados-em-predios-quebram-tanto/

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.