Teste de velocidade da Internet: veja sites e apps para medir a conexão

Listen to this article

Cinco dicas de velocímetro para fazer teste de velocidade da Internet no computador e no celular.

Está desconfiado de que o pacote de Internet banda larga que você contrata na operadora não fornece o combinado? É possível fazer um teste velocidade da Internet com velocímetros online que mostram informações sobre download e upload nas conexões fixas (por cabo) ou móveis (por dados 3G/4G) no seu celular.

Se a velocidade de rede apresentada não for compatível com o mínimo contratado, o usuário pode abrir reclamações junto às operadoras ou mesmo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que regula o serviço no Brasil, usando o aplicativo Anatel Consumidor. Saiba mais sobre a Lei da Banda Larga.

O processo do teste de velocidade costuma ser simples

O velocímetro identifica seu IP para iniciar o teste de ping. Depois, mede em milissegundos quanto tempo um pacote de dados levou para ir do seu computador até o servidor e voltar. Após a simulação do envio de um arquivo a partir do seu computador, o medidor dá o resultado de velocidade média para upload — enviar uma foto, por exemplo — e de download de arquivos da Internet — como baixar um arquivo PDF — em megabits por segundo.

Você pode fazer o teste no seu computador, smartphone, smart TV ou outro aparelho conectado compatível com os aplicativos abaixo e comparar com o pacote adquirido e o mínimo garantido pela sua operadora. Uma dica útil, também, é monitorar o horário em que a conexão de Internet costuma ser mais rápida na sua casa ou trabalho para concentrar os seus downloads neste período.

O aplicativo Brasil Banda Larga – Velocimetro Anatel é bastante simples de usar e funciona tanto no seu navegador de Internet do computador tradicional (como o Google Chrome), quanto no seu celular com iOS (iPhone), Android ou mesmo em aparelhos com Symbian ou Windows Phone. Vale lembrar que o aplicativo oficial para reclamações sobre os serviços das operadoras é outro: Anatel Consumidor.

Speed Test — teste de velocidade da Ookla

Speed Test é o serviço de velocímetro mais famoso para a medição de qualidade da Internet no mundo, com versões para Android, iOS (iPhone), Windows, MacOS e outra que roda em navegador web. O site funciona com o plugin Adobe Flash Player, mas oferece também uma variante Beta que lança mão de HTML5 para operar em qualquer navegador, inclusive no browser do celular

Fast — teste de velocidade da Netflix

Fast é um velocímetro feito pela Netflix. O medidor foi desenvolvido pela maior empresa de streaming de filmes e séries do mundo. O que o Fast faz, na verdade, é um cálculo aproximado da sua velocidade atual apenas de download — sem upload e outros detalhes. Isso pode desapontar, mas ele foi concebido com o objetivo de ser extremamente simples e voltado para usuários comuns da rede.Velocímetro Copel – teste de velocidade Copel TelecomunicaçõesO Velocímetro Copel é um serviço oferecido pela Copel Telecomunicações, que oferece serviço de Internet banda larga com fibra óptica para domicílios e empresas no Paraná. O velocímetro pode ser usado gratuitamente por qualquer internauta pelo celular ou em navegadores com Adobe Flash Player atualizado. O uso é ideal para quem está achando a conexão muito lenta ao baixar arquivos.

Speed Test Velocidade 3G/4G e Wi-Fi — teste de velocidade Wi-Fi

Speed Test Velocidade 3G/4G e Wi-Fi é 100% mobile. O aplicativo para aparelhos Android e iPhone (iOS) testa e mede a velocidade da conexão de internet do Wi-Fi, 3G ou 4G do celular e compara o desempenho com os números de outras operadores da região, do país e até do mundo inteiro. Destaca-se por testar especialmente a qualidade do streaming de vídeo e abertura de páginas.

Simet — teste de velocidade do NIC.br

Para medir a velocidade pelo Simet (Sistema de Medição de Trafego Internet), é preciso instalar o plugin oficial para o Google Chrome oferecido no próprio site (simet.nic.br). Feito isso, o medidor mostra velocidade de upload e de download da rede conectada à máquina. É possível selecionar qual é a banda de entrada. Ou seja, o que você contratou com a operadora e informar local de acesso (casa, trabalho ou outro lugar). Há também um mapa de qualidade da Internet do Brasil.

A velocidade de Internet no velocímetro está abaixo do normal?Troque dicas no Fórum do TechTudo e saiba como deixar sua rede doméstica mais rápida.

Origem: https://www.techtudo.com.br/lista/2017/02/velocimetro.ghtml

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.