Gastos com infraestrutura em nuvem chegam a US$ 20 bilhões no segundo trimestre

Listen to this article

Os gastos com serviços de infraestrutura em nuvem alcançaram US$ 20 bilhões no segundo trimestre de 2018, um aumento de 47% em relação ao mesmo trimestre de 2017.

A Amazon Web Services (AWS) permaneceu como a maior provedora, respondendo por 31% do mercado total. Ela cresceu 48% durante o trimestre. O Microsoft Azure continuou a crescer mais rapidamente que o AWS, aumentando em 89%. Ele fechou a lacuna de liderança de participação de mercado, com uma participação de 18% contra 14% no mesmo período do ano passado. O Google Cloud manteve a dinâmica e manteve o terceiro lugar, crescendo 108% para representar 8% do total mundial.

A adoção comercial de serviços de infraestrutura de nuvem pública está aumentando à medida que novos aplicativos digitais são desenvolvidos e cargas de trabalho existentes migradas. Em uma recente pesquisa global da Candefero com 264 parceiros de canal, apenas 6% viram seus clientes adotarem uma abordagem em nuvem, colocando tudo na nuvem pública.

“A TI híbrida é a abordagem dominante adotada pelas empresas, com 75% dos entrevistados do canal, indicando que a maioria de seus clientes está adotando uma combinação de computação em nuvem privada e pública”, disse o analista da Canalys Research, Daniel Liu. “As empresas estão avaliando os custos contínuos da nuvem pública, bem como as taxas de uso, para determinar as melhores opções para suas cargas de trabalho. Isso resultará em alguns remanescentes no local, alguns migrando para provedores de nuvem pública e alguns retornando de nuvens públicas para privadas.”

Os parceiros de canal desempenham um papel vital em reduzir a complexidade enfrentada por seus clientes. “A oportunidade está nos serviços profissionais, em termos de consultoria, integração e serviços gerenciados contínuos”, disse Liu. “Compreender os pontos fortes e fracos de cada provedor de nuvem pública, as diferentes tarifas e descontos disponíveis, bem como avaliar o posicionamento adequado das cargas de trabalho é crucial. Os parceiros devem fornecer as ferramentas para proteger a migração e o movimento da carga de trabalho, a visibilidade e a aplicação de políticas em vários ambientes para garantir controle de custos e conformidade, além de fornecer plataformas para o desenvolvimento de novos aplicativos digitais”.

Origem: TI Inside

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.