Processador quântico de silício processa dados com qubits de luz

Listen to this article

Um chip fotônico totalmente funcional – o primeiro desse tipo já construído – demonstra que a luz pode mesmo ser a base de um novo tipo de processador quântico.

E, melhor de tudo, um processador multipropósito feito com a atual tecnologia de silício.

O chip de silício guia fótons individuais ao longo de trilhas ópticas e os utiliza como qubits para guardar e processar informações, um processo de controle que nunca havia sido alcançado em um único chip.

O pequeno dispositivo já está sendo usado como uma ferramenta científica para realizar uma ampla variedade de experimentos de informações quânticas.

“O dispositivo já foi usado para implementar vários experimentos de informações quânticas diferentes usando quase 100.000 diferentes configurações reprogramadas,” disse o professor Timothy Ralph, da Universidade de Queensland, na Austrália, membro da equipe internacional que fabricou o processador fotônico.

Computador quântico com tecnologia atual

A grande novidade é que o chip demonstra que processadores quânticos totalmente funcionais podem ser projetados a partir de processos de fabricação disponíveis em larga escala – algo como um computador quântico feito com eletrônica comum, só que mais rápido, já que este opera com luz.

Embora o protótipo já esteja sendo útil, ver processadores quânticos de luz fazendo cálculos práticos ainda vai demorar um pouco.

“É um processador muito primitivo, porque ele só funciona com dois qubits, o que significa que ainda há um longo caminho antes que possamos fazer cálculos úteis com essa tecnologia,” disse Qiang.

Origem: Inovação Tecnológica

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.