Sete alternativas ao mouse

Listen to this article

Aparelhos prometem design e maneiras diferentes de controlar o seu computador

O mouse é um dos acessórios mais conhecidos e usados em um computador.

Embora o mouse convencional ainda seja funcional e amplamente utilizado, existem alguns dispositivos alternativos que prometem formas de interação com o computador completamente novas e também mais precisas. A seguir, confira sete aparelhos diferentes que podem substituir o tradicional mouse.

1. Trackball

Embora tenha sido lançado antes do mouse convencional, o Trackball continua sendo uma alternativa interessante ao clássico dispositivo. O diferencial está no fato de não precisar movimentar o aparelho sobre uma superfície para controlar o cursor do sistema. Em vez disso, o usuário mantém o dispositivo fixo na mesa e utiliza o polegar ou outro dedo, dependendo do modelo, para mover uma bola, que a cada giro desloca o ponteiro do mouse.

2. Mesa digitalizadora

Bastante conhecida entre os profissionais de design, a mesa digitalizadora promete mais precisão e conforto do que o mouse convencional. O dispositivo consiste em uma espécie de tablet que utiliza uma caneta para controlar o ponteiro. Alguns modelos são sensíveis à pressão, permitindo que o usuário, por exemplo, simule um pincel de pintura, fazendo traços mais leves ou mais grossos.

3. Trackpad

Com funcionamento semelhante ao do touchpad, mouse de notebooks, o trackpad permite controlar o ponteiro do mouse apenas deslizando o dedo sobre a superfície do dispositivo. Alguns modelos são bastante sensíveis e conseguem interpretar a entrada de vários dedos, permitindo realizar gestos, como de deslizamento, selecionar, zoom, alternar entre janelas e outros.

4. Mouse de projeção

Sucesso no Kickstarter e também no Indiegogo, o ODiN é um projetor a laser capaz de criar um mouse virtual em qualquer superfície plana. Ele consegue fazer tudo que um touchpad comum faz, como rolagem de páginas, cliques, zoom, pinça entre outras funções. O dispositivo ainda possui um triângulo no meio que funciona como botão personalizável.

5. Mouse Vertical

Esse tipo de mouse tem um formato diferente dos modelos convencionais, com um encaixe para a mão na vertical. O produto promete reduzir as dores e desconfortos, já que proporciona uma pega semelhante ao aperto de mãos e permite a movimentação completa do antebraço, evitando tensão e pressão na musculatura do pulso.

6. Peregrine Gaming Glove

A Peregrine Gaming Glove é uma alternativa interessante para os entusiastas de tecnologia. O produto consiste em uma luva capaz de substituir o mouse e também o teclado. A ideia, segundo a fabricante, é oferecer uma experiência diferenciada, imersiva e mais intuitiva ao trabalhar ou jogar, por exemplo.

7. SmartNav

Esse dispositivo usa uma câmera infravermelha para rastrear seus movimentos da cabeça e, assim, controlar o cursor do mouse. O acessório monitora as reflexões de um ponto minúsculo, que você pode colocar na cabeça, mão, chapéu, óculos ou em qualquer outro lugar visível. Dessa forma, a tecnologia também é ideal para quem perdeu os movimentos da mão.

Segundo a fabricante, menos de uma polegada de movimento é mais que suficiente para mover o cursor pela tela inteira. No entanto, é possível ajustar a velociade do ponteiro caso o usuário prefira movimentos maiores

Origem: Techtudo

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.