Câmeras de visão noturna já podem ser enganadas

Listen to this article

Já existia um manto da invisibilidade termal capaz de enganar as câmeras infravermelhas, mas parece que logo não vai dar mais para confiar totalmente nas chamadas “câmeras de visão noturna”.

Jing Lyu e colegas do Instituto Suzhou de Nanotecnologia e Nanobiônica, na China, desenvolveram um filme de baixo custo e de fácil fabricação que torna os objetos completamente invisíveis às câmeras infravermelhas, fazendo-o mesclar-se com o ambiente em termos de temperatura.

Vários sistemas já foram desenvolvidos para tentar mascarar a diferença de temperatura entre um objeto e seus arredores, mas cada alternativa tem seus pontos fracos, como a dificuldade de fabricação, a necessidade de uma fonte de alimentação, o uso de materiais rígidos ou a adição de cobertores térmicos espessos e pesados.

Lyu usou fibras de Kevlar® para fabricar um aerogel em forma de filme fino.

Por si só, todo aerogel é um ótimo isolante térmico, mas a equipe aumentou a capacidade do seu material revestindo-o com polietilenoglicol (PEG) e uma camada protetora impermeável – o PEG armazena calor quando derrete e libera calor quando se solidifica.

O filme pode então ser aplicado como um revestimento sobre um objeto.

Invisibilidade térmica

Sob luz do sol simulada, o filme absorveu o calor da luz enquanto aumentava lentamente de temperatura, assim como o ambiente, tornando o objeto invisível a uma câmera térmica. Quando a luz foi desligada para simular a noite, o revestimento gradualmente liberou sua energia térmica armazenada, equilibrando-se com o ambiente. Sem o revestimento, o objeto é aquecido ou resfriado muito mais rápido que o ambiente, o que o torna visível às câmeras.

Os pesquisadores dizem que seu filme apresentou desempenho comparável a outros filmes de invisibilidade termal, mas é mais simples e mais barato de fabricar e mais simples e mais fácil de usar.

Origem: Inovação Tecnológica

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br


Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.