MacBook Air vs Dell XPS 13: compare os notebooks de 13 polegadas

Listen to this article

As novas versões de ambos os modelos trazem melhorias interessantes

Dell XPS 13 2019 é a nova versão do notebook Dell, que chegou ao Brasil com preços a partir de R$ 10.449. O modelo promete competir com o MacBook Air, da Apple, que foi lançado em 2018 com valores começando em R$ 10.399. Ambos os computadores possuem tela de 13,3 polegadas e design compacto e leve

O portátil da Maçã vem processador Core i5 e apresenta melhorias no display, que conta com tela Retina. Outra novidade é o ID Touch, que agora possui leitor de impressões digitais. Já o XPS 13 conta com um potente processador Core i7 e display com bordas extremamente finas, conhecidas com “tela Infinita”. O aparelho também é capaz de reconhecer comando de voz. Confira em detalhes a ficha técnica do Dell XPS 13 2019 e do MacBook Air 2018 e descubra qual modelo é mais vantajoso para você.

Ambos os notebooks se destacam pelo design fino e elegante. Com dimensões de 30,2 x 19,9 x 1,5 cm, o XPS é ligeiramente mais leve, pesando 1,21 kg. Já o MacBook pesa 1,25 kg e tem dimensões de 30,4 x 21,4 x 1,5 cm. O modelo da Apple possui corpo de alumínio e pode ser encontrado nas cores cinza-espacial, dourado e prateado. Seu concorrente conta com uma tampa de alumínio e descanso para as mãos de fibra de vidro trançada e está disponível nas cores gelo, prata e rosé.

A nova versão do MacBook conta com tela Retina de 13,3 polegadas. Seu display tem resolução de 2560 x 1600 pixels e densidade de 227 pixels por polegada, que promete exibir imagens com mais detalhes e textos com maior nitidez.

Já o modelo da Dell possui tela de 13,3 polegadas com bordas extremamente finas, que a marca batizou de “Tela Infinita”. Estão disponíveis uma versão de tela Full HD sem sensibilidade ao toque e outra variante 4K Ultra HD touchscreen. Em sua última atualização, o portátil ganhou suporte ao padrão HDR Dolby Vision, que promete imagens com maior qualidade e mais nitidez. Além disso, a câmera, que antes ficava na parte inferior da tela, foi remanejada para a parte superior.

O XPS 13 vem com o Core i7 8565U, um processador quad-core da Intelque pertence à 8ª geração e oferece velocidades entre 1,8 GHz e 4,6 GHz. A placa de vídeo do dispositivo é a Intel UHD Graphics 620. O aparelho também conta com memória RAM de 8 GB ou 16 GB DDR3 e continua rodando com SSDs tipo NVMe, os mais rápidos da atualidade, nas versões com 256 GB e 512 GB de armazenamento.

Já o MacBook Air possui processador Intel Core i5 de 8ª geração com dois núcleos e velocidades entre 1,6 GHz e 3,6 GHz. O hardware deve garantir bom desempenho e, ao mesmo tempo, menor consumo bateria. O computador ainda conta com 8 GB ou 16 GB de memória RAM, placa de vídeo onboard Intel UHD Graphics 617 e armazenamento SSD de 128 GB ou 256 GB, com possibilidade de upgrade até 1,5 TB.

Segundo a Apple, a bateria de 50,3 Wh do MacBook Air garante até 13 horas de reprodução de vídeos ou 12 horas de navegação na Internet. Em modo de espera, a fabricante afirma que o computador suporta até 30 dias sem descarregar por completo. Já a versão mais recente do notebook da Dell possui bateria de 52 Wh, com duração de até 21 horas na versão Full HD ou 12 horas no 4K, segundo a marca.

O XPS 13 conta com slot para cartão de memória tipo microSD e usa o padrão USB-C com DisplayPort. A nova versão traz duas portas Thunderbolt, saída para fones de ouvido e conectividade por meio de Wi-Fi e Bluetooth. O MacBook Air 2018, por outro lado, oferece entrada para fone de ouvido e duas portas USB-C Thunderbolt. O computador fica em desvantagem quando o assunto é conectividade, já que não traz entrada para cartão de memória, cabo de rede, HDMI ou a convencional USB-A.

O modelo da Dell reconhece comandos de voz e possibilita a comunicação com a assistente Cortana do Windows. Ele também oferece a opção de autenticação por meio de reconhecimento facial via webcam e conta com leitor de impressões digitais. A nova geração do laptop também é compatível com a tecnologia Dell Mobile Connect, que permite ao usuário continuar no computador tarefas iniciadas no smartphone, além do Dell Cinema, um conjunto de recursos que promete maior qualidade de som e imagem.

Na nova versão do MacBook Air, é possível desbloquear o dispositivo usando sua digital. O recurso também é utilizado para fazer compras online sem a necessidade de preencher as informações de cobrança e entrega. Para isso, é necessário selecionar a opção Apple Pay.

Origem: Techtudo

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.