Gunnebo traz tecnologia de controle de acesso ao país

Listen to this article

A empresa apresentará soluções de controle de acesso no 6º Latin America Airport Expansion Summit, entre 4 e 5 de abril, em São Paulo

O relatório de Conjuntura do Setor Aéreo, produzido pela SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil), mostra que 215 milhões de viajantes passaram pelos aeroportos brasileiros em 2018, considerando voos regulares, não regulares, domésticos e internacionais. Entre 2017 e 2018 foram registrados 8,8 milhões de novos passageiros, o que representa uma alta de 4,3%.

De olho nesse crescente mercado, que já havia exigido do governo o anúncio no final de 2017 de um investimento de R$ 224 milhões para a modernização e reforma de 11 aeroportos regionais, a Gunnebo (www.gunnebo.com.br), empresa de origem sueca que é referência no Brasil como fornecedora de equipamentos de proteção eletrônica para o varejo, quer apresentar para os brasileiros as suas soluções Entrance Control, que proporcionam um fluxo mais uniforme, rápido e garante maior segurança aos passageiros. As tecnologias serão apresentadas de forma inédita no 6º Latin America Airport Expansion Summit, que será realizado nos dias 4 e 5 de abril no Hotel Pullman, em São Paulo. O evento reúne autoridades governamentais e da aviação civil, investidores, grupos de gerenciamento de aeroportos e fornecedores da indústria que discutirão tendências e melhorias para o setor.

A Gunnebo, especialista mundial em soluções de controle de entrada, foi a pioneira na introdução da solução de automatização há mais de três décadas para ajudar aeroportos e as companhias aéreas a lidar com o crescimento de passageiros. “Embora a expansão do aeroporto seja limitada por muitos fatores (espaço, orçamento, regulamentações, etc), os operadores precisam encontrar formas de se manter à frente dessa onda de crescimento. Com muitos aeroportos atingindo o ponto de saturação, a automação e a tecnologia digital oferecem uma maneira de gerenciar o fluxo de passageiros no futuro”, afirma Marcelo Andrade, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Gunnebo.

O Gunnebo PreSec é um portão de pré-segurança desenvolvido para estabelecer uma interface com o sistema de informação de voo dos aeroportos e verificar a validade do direito do passageiro de entrar na área de segurança. O LoungeSec, por sua vez, conectado ao banco de dados da companhia aérea ou operador do espaço, fornece o autoatendimento, eliminando o tempo gasto pelos agentes que trabalham no balcão para interagir com os passageiros. Combinado com um sistema de identificação biométrica, como uma câmera de reconhecimento facial, o Lounge Access fornece uma verificação de acesso dos passageiros ainda mais conveniente e simples.

O BoardSec regula o fluxo de passageiros em uma aeronave de forma segura, liberando o tempo valioso da equipe do aeroporto e permitindo que ela se concentre nos usuários que precisam de atenção e apoio extras. O Gunnebo ImmSec é uma solução de interbloqueio de dupla passagem concebida para a validação automática de viajantes numa das áreas mais sensíveis à segurança: a imigração. Já o Gunnebo PasSec é uma solução que impede que os viajantes regressem a ambientes seguros ou sensíveis.

Um bom exemplo do sucesso das soluções Entrance Control vem do Aeroporto Internacional de Billund, no oeste da Dinamarca. O local atende 3 milhões de passageiros anualmente, oferecendo 50 rotas diretas para a Europa, 50 destinos fretados, além de funcionar como um hub para 530 conexões para todo o mundo. Na alta temporada, o local costuma registrar 50 mil usuários por dia.

Desde que foi inaugurado em 1964, o aeroporto experimentou um crescimento notável. Com um volume cada vez maior de passageiros, Billund precisava gerenciar o fluxo de pessoas para evitar o aumento dos tempos de espera. A demanda é diária e isso pode facilmente levar a gargalos durante a verificação dos cartões de embarque.

Com os portões de pré-segurança automatizados PreSec, o Aeroporto de Billund gere o aumento do volume de passageiros. Nos portões, eles escaneiam os cartões de embarque antes de os viajantes passarem para a segurança. Os portões self-service lêem o código de barras de um cartão impresso ou digital que, com os dados validados, permite a entrada de um passageiro. Na passagem, ele é registrado no sistema do aeroporto. “A solução é confiável e estável. Com ela, proporcionamos ao passageiro um atendimento mais rápido, para que ele possa aproveitar o tempo para visitar as lojas, passar pelo lounge e usufruir tranquilamente dos restaurantes”, destaca Jan Skov, chefe de Segurança do Aeroporto de Billund. “Agora não temos gargalos e o risco de situações estressantes é quase inexistente”, diz.

O Aeroporto Internacional de Pudong, por sua vez, é o segundo maior em tráfego de passageiros da China. Até o final de 2017, a taxa anual de transferência de usuários era de cerca de 70 milhões. O PasSec atua como dispositivo para detectar o estado e direção do tráfego de pessoas. “Como a velocidade e a simplicidade do movimento são essenciais para alcançar um bom fluxo de passageiros, os portões são projetados para serem totalmente automáticos – não exigindo interação do usuário – e são construídos para lidar com o alto tráfego de passageiros”, afirma Marcelo Andrade.

Origem: Revista Digital Security

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.