Realidade Virtual e Aumentada | Diferenças, possibilidades e aplicações

Listen to this article

Realidade virtual e aumentada são dois termos que têm sido frequentemente vistos por aí. Porém, apesar da semelhança do nome, as duas tecnologias possuem características bem distintas. Quer entender melhor as diferenças? Então, vamos lá!

A Realidade Aumentada é a integração de elementos ou informações virtuais no mundo real. Esta tecnologia foi aplicada inicialmente no campo do teatro e, posteriormente, adaptada ao cinema. O “sensorama” ou cinema 4DX brincava com os diferentes sentidos; desta forma, o espectador via imagens em um ângulo maior e ao mesmo tempo com som estéreo e intervenção de aromas. Tudo isso proporcionava um efeito multiplicador, ou seja, uma realidade aumentada.

Atualmente, um dos principais campos de aplicação da Realidade Aumentada é a publicidade, já que propõe que o consumidor interaja com o produto e o perceba de maneira mais próxima. Esta tecnologia apresenta grandes possibilidades e pode mudar o futuro em muitos aspectos da vida. Já existem projetos muito avançados relacionados às novas formas de ver televisão, como também na decoração, engenharia ou medicina.

Já a Realidade Virtual é uma tecnologia de interface capaz de enganar os sentidos de um usuário por meio de um ambiente virtual, criado a partir de um sistema computacional. Ao induzir efeitos visuais, sonoros e até táteis, a realidade virtual permite a imersão completa em um ambiente simulado, com ou sem interação do usuário.

Exemplos de aplicação da Realidade Virtual: um corretor de imóveis pode oferecer ao cliente uma visita ao interior de um imóvel que está a quilômetros de distância da imobiliária via óculos de realidade virtual. Outro exemplo são as simulações de montanha-russa, automobilismo e práticas de esportes radicais em realidade virtual, que podem oferecer ao cliente o frio na barriga que viria com a experiência, mas com a segurança de uma poltrona confortável.

Fabio Costa – CEO da agência Casa Mais, pioneira em realidade virtual e especializada em realidade aumentada.

Origem: Canaltech

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.