Review do Compaq CQ-17: um notebook rápido

Listen to this article

Novo notebook da Compaq traz memória optane e se sai bem para tarefas cotidianas. Confira o review completo!

A Compaq é uma das empresas mais tradicionais no ramo da informática e começa a trazer a uma nova série de computadores para este ano. Um destes produtos, acaba sendo justamente o Compaq Presario CQ-17, um notebook foca para quem precisa realizar atividades de escritório e estudos.

Design e acabamento

Para este notebook, a Compaq apostou em um visual tradicional, sendo que o produto está disponível apenas na cor preta escovada, sendo o material de plástico adotado. Ainda na tampa do produto, é claro, também fica presente o logo da marca em alto relevo.

Já ao abrir o computador, a sua cor também tem o acabamento escovado, mas é cinza e o material utilizado aparenta ser mais simples. Outro detalhe a ser notado também quando o notebook está com a sua tampa aberta, é que as bordas de sua tela são bem grossas, o que não lhe deixa com uma aparência muito bonita.

Por fim, ainda em relação ao design do aparelho, todas as suas entradas USBs e conexões ficam na lateral esquerda do produto. Enquanto a sua parte direita fica apenas com um leitor de cartões SD bem discreto.

Tela

Para a parte da tela, a Compaq optou por colocar um display de 14 polegadas com a tecnologia LED. Assim como é comum para aparelhos deste tamanho e de entrada, a resolução do aparelho é apenas HD, ou seja, é de 1366 x 768 pixels.

Na prática, a tela consegue até entregar um resultado agradável para quem utilizará o produto principalmente para aplicativos e outros programas de escritório. Por exemplo, um dos seus pontos positivos fica para o seu bom nível de brilho e também por ela não apresentar reflexos, independentemente da iluminação de seu ambiente.

Já para a parte negativa, fica a questão do contraste da tela, que por ser bem alto, acaba deixando as cores da tela bem saturadas. Ou seja, as cores acabam sendo vistas lavadas.

Teclado, touchpad e leitor de digitais

O touchpad do aparelho não é muito grande e acaba sendo bem posicionado. Devido a baixa resolução da tela, que será comentado mais a frente no review, ele consegue responder bem aos movimentos. Os toques para cliques não acabam sendo muito eficientes e falham com certa frequência. Caso você opte por apertar para clicar (pressionando a superfície), você também notará que ela é um tanto dura. Então, o touchpad precisa de algumas melhorias, já que ele não é tão agradrável de ser utilizado.

Por sua vez, o teclado do aparelho é no estilo chiclete, amplamente adotado pela maioria de notebooks. Algo positivo aqui, é que as suas teclas não são muito baixas e nem são muito lisas, algo que fez errar pouco na digitação mesmo ao usar o produto pela primeira vez.

Assim como muitos outros aparelhos, o notebook também traz um bem-vindo leitor de impressões digitais. Ele, é claro, pode ser utilizado em conjunto com o Windows 10 para você fazer o login no sistema. Já quanto a sua performance, não tivemos problemas com ele, sendo que ele apresentou um ótimo tempo de resposta para efetuar o desbloqueio.

Ficha técnica

Antes de falar sobre como este notebook se saiu no quesito de performance, é necessário mostrar os seus componentes, ou seja, a sua ficha técnica. Confira abaixo:

  • Processador Intel® Core i5® 7200U
  • Placa de vídeo Intel® HD Graphics 620
  • 4 GB de memória RAM DDR4
  • Display de 14 polegadas com LED Backlight
  • Disco rígido de 500 GB com módulo acelerador de Intel Optane de 16 GB
  • 2 portas USB 3.0
  • 1 porta USB 2.0
  • 1 porta USB 3.0 tipo-C
  • Saída HDMI
  • Webcam HD

Performance e bateria

O notebook CQ-17 da Compaq com o seu processador i5 pode ser considerado um aparelho praticamente intermediário. Para a maioria das tarefas cotidianas, como acessar a internet, utilizar uma suíte Office e assistir vídeos, o aparelho consegue cumprir bem o seu papel.

Mesmo possuindo apenas 4 GB de memória RAM e um HD convencional, graças ao módulo Optane implementando no notebook, uma lentidão que poderia ser esperada não acaba sendo vista com tanta facilidade. Entretanto, é claro que, por exemplo, ao abrir um navegador com diversas abas, a lentidão acaba sendo inevitável, uma vez que a memória RAM já fica com quase 80% de consumo.

Outro ponto não muito positivo do aparelho fica por conta de sua bateria, que acaba decepcionando na autonomia. Nos testes que realizamos no Olhar Digital, usando o produto para as tarefas cotidianas descritas acima, a bateria do aparelho durou entre 4 a 5 horas, levando também aproximadamente duas horas para ter uma carga completa.

Conclusão

O notebook CQ-17 é um ótimo aparelho para quem precisa realizar tarefas básicas, possuindo um preço acessível para a sua configuração. O seu uso acaba sendo mais recomendado mesmo para estudantes e pessoas que irão utilizá-lo com a suíte Office e demais aplicativos simples como para navegar na internet.

O fato do aparelho ter somente 4 GB de memória RAM não o deixa lento, mas acaba sendo preocupante a longo prazo, já que cada vez mais estamos vendo programas mais simples consumindo muita memória. Em compensação, o notebook traz uma tela que é boa, apesar de suas cores e um ótimo teclado, mas novamente erra quando o assunto é o touchpad. Além disso, o aparelho conta com um HD tradicional, mas que graças a memória Optane, não apresenta problemas, carregando o sistema e arquivos salvos nele de forma rápida.

Desta forma, a recomendação deste notebook fica mesmo para quem está procurando um aparelho de entrada, uma vez que existem outros modelos um pouco mais caros, mas com configurações superiores.

Origem: Olhar Digital

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.