Inteligência artificial aprende a ver em 3 dimensões

Listen to this article

Com o avanço da tecnologia que usa inteligência artificial, era preciso fazer com que as redes neurais também interpretassem e reproduzissem a terceira dimensão.

Depois de quase 4 anos de pesquisa sobre o aprendizado geométrico de máquina, pesquisadores da Universidade de Amsterdã e da Qualcomm AI Research conseguiram chegar a uma inteligência artificial de medição capaz de ler qualquer superfície geométrica, seja um tufão em um modelo climático, seja um tumor em um exame

A equivalência é a base do estudo, como quando se mede um campo de futebol (em jardas ou metros) ou fotografa um edifício (de baixo, de lado ou de cima): os números e a imagem mudarão, mas de maneira previsível, sempre se relacionando entre si. A suposição de que o campo de futebol e o edifício não mudam é a mesma que a inteligência artificial de medição faz em relação aos dados.

O procedimento usado para a máquina entender uma superfície bidimensional se chama convolução, e o problema residia no fato de que nele não cabia a terceira dimensão ou profundidade. É o problema de quando se tentar copiar o desenho de uma bola usando uma folha de papel: ou o desenho vai sair torto ou o papel vai amassar — quando não acontecem as duas coisas.

Mudança de perspectiva

A solução foi imaginar algo mais parecido com uma teia de aranha e menos com uma folha de papel. Se a inteligência artificial entendia as informações em camadas, como se estivesse sentada em uma cadeira, era preciso fazê-la se levantar e mudar sua perspectiva, ou seja, ensinar a ela, por exemplo, que um pulmão continua sendo um pulmão, não importando de que lado ele está sendo observado.

O problema com essa abordagem é que a rede neural precisa de muita informação para apreender algo. Se o objetivo é ensinar a ela a forma de um cachorro, a internet está cheia de imagens, nas mais diversas posições. Existem milhões de cães no mundo, mas nódulos cancerígenos são outra história.

O pesquisador Taco Cohen, da Qualcomm AI Research, sabia que alimentar a rede neural com informações faria com que a eficiência dos dados fosse aumentada. É simples se estamos falando de cachorros, porém complicado se tratamos de um câncer: milhares de imagens de tumores de pulmão em várias orientações não estão à disposição, por isso consegui-las e apreendê-las seria um processo demorado.

Suposições com base em certezas

Era preciso fazer a máquina pensar que, em suma, um cachorro é sempre um cachorro: quatro patas, focinho, bigodes. Você não precisa ver 1 milhão de imagens para dizer, na centésima foto, que o retratado é um cão e que um cão é o que estará na milionésima foto. Então, a máquina aprendeu a “supor”.

Em 2016, Cohen e seu colega Maurice Welling conseguiram codificar algumas dessas suposições em uma rede neural como simetrias geométricas através da generalização. Essa abordagem funcionou tão bem que, em 2018, o pesquisador da Qualcomm e a engenheira Marysia Winkels conseguiram resultados promissores no reconhecimento de câncer de pulmão em tomografias computadorizadas.

A nova inteligência artificial já foi aplicada não apenas na medicina como também na análise de dados climáticos globais, que usam modelos esféricos. Em 2017, uma IA padrão detectou ciclones com 74% de precisão; em 2019, a IA de medição identificou ciclones acertadamente em 97,9% das vezes. As aplicações são inúmeras: de drones com visão de 360° a scanners médicos que poderão identificar em um único exame um tumor imperceptível.

origem: Tecmundo

 


Sirlei Madruga de Oliveira

 

Editora do Guia do CFTV

 

 

 

 

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.