Ryzen e outros chips AMD têm correção para falha que permite roubo de dados

Se você tem um computador com processador Ryzen, precisa ficar atento: a AMD soltou uma nota para alertar sobre uma vulnerabilidade relacionada a esses chips que permite roubo de dados. O problema afeta todas as gerações da família Ryzen, além de algumas linhas anteriores de processadores da marca. Felizmente, a correção já foi liberada.

Falha afeta driver do AMD PSP

A falha recebeu a identificação CVE-2021-26333 e envolve um driver para o Platform Security Processor (PSP). Também conhecido como AMD Secure Technology, esse é um módulo integrado que, como esses nomes sugerem, gerencia parâmetros de segurança.

O PSP pode ajudar o sistema operacional a proteger dados sigilosos ao direcioná-los a áreas reservadas na memória RAM. Ironicamente, é aqui que o problema em questão ganha forma: Kyriakos Economou, cofundador da empresa de segurança ZeroPeril, descobriu que a falha no driver do PSP possibilita que os dados dessas áreas sejam acessados por contas sem privilégios para isso.

No relatório que explica a vulnerabilidade, Economou relata que, durante os testes, a ZeroPeril conseguiu extrair vários gigabytes de dados explorando a falha.

Em um comunicado liberado recentemente, a AMD reconhece a falha no driver do PSP e informa que o pacote AMD Chipset Driver 3.08.17.735 soluciona o problema.

Correção já está disponível

O caminho mais rápido para solucionar o problema é procurar a atualização de nome AMD PSP driver 5.17.0.0 no Windows Update. Outra opção é buscar pelo pacote AMD Chipset Driver 3.08.17.735 (ou superior) na página de drivers da AMD. Ali, é necessário fazer a busca pelo chipset da placa-mãe do seu computador para o driver correto ser localizado.

origem: Ryzen e outros chips AMD têm correção para falha que permite roubo de dados (terra.com.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.