Como aliar design e tecnologia em projetos residenciais

Listen to this article

Ao construir ou reformar uma casa, as expectativas são grandes para que o novo lar seja o mais estiloso, funcional e confortável possível. Além disso, deve estar preparado para as mais recentes inovações tecnológicas. Um dos grandes desafios de arquitetos e designers de interiores é combinar design e tecnologia.

As soluções para a casa do futuro estão mais acessíveis ao público em geral. Equipamentos como fechaduras digitais, câmeras, roteadores e smart speakers são alguns exemplos disponíveis no mercado. Considerar a estética na escolha de produtos proporciona sofisticação ao projeto e valoriza o imóvel.

As possibilidades de conforto e segurança despertam a atenção e o interesse em quem deseja viver em uma residência conectada. Afinal, o público disposto a investir nessa estrutura quer um resultado final com qualidade estética, aliado a eficientes sistemas de segurança e comodidade. Hoje, a aparência dos equipamentos tem um peso considerável na decisão de escolha.

Conheça algumas soluções que alinham design e tecnologia em projetos residenciais.

Fechadura digital: design e tecnologia no acesso ao lar

A impressão que se tem de uma residência com fechadura digital instalada na entrada é de uma casa moderna e segura. O acesso pode ser feito por tags, senhas, pelas impressões digitais ou até por aplicativo.

O visual é atraente, mas suas vantagens vão além da estética. As funcionalidades agregam design e tecnologia na mesma solução. Conheça as principais:

  • Oferece mais segurança pois não abrem facilmente;
  • Trava automaticamente, sem necessidade de conferir se realmente trancou a porta;
  • Oferece a possibilidade de acrescentar ou retirar o acesso de alguém, sem precisar trocar toda a engrenagem da fechadura ou se preocupar com cópias de chave;
  • Conta com sensor de incêndio que permite a abertura da porta para quem estiver no interior da casa;
  • Dispensa o uso de chaves, o que facilita sair para praticar corrida e voltar para casa, por exemplo.

Roteador como um item de decoração

O sinal de internet é uma necessidade para todos. Com a popularização de dispositivos inteligentes, que se conectam por meio do conceito de Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês), o roteador ganha uma posição de destaque.

No entanto, ao pensar em roteador, muitos se lembram de modelos com antenas e fios aparentes. Mas existem opções mais atuais e modernas que são mais discretas e clean. Estão, inclusive, alinhados a tendências de arquitetura escandinava, com cores neutras e linhas retas.

Além do visual, roteadores com a tecnologia mesh oferecem a praticidade de deixar a família toda conectada à internet em casa. Por meio dela, é possível rotear o sinal de forma mais eficiente, ampliando o alcance de cobertura ao eliminar pontos em que a conexão não chega e conectando mais equipamentos ao mesmo tempo.

Câmera: design e tecnologia em monitoramento

As câmeras são importantes dispositivos de segurança. Mas não é por isso que a residência precisa ficar com aparência de um reality show, com câmeras grandes e aparentes. Existem modelos que aliam tecnologia e design, oferecendo qualidade de monitoramento, ao mesmo tempo que embelezam o ambiente.

Aparelhos com tecnologia Wi-Fi e cobertura 360°C permitem o monitoramento de todo o ambiente em que está instalada. Além disso, é possível que a câmera faça a interação por voz, o que viabiliza a conversa à distância.

Outro diferencial das câmeras é a possibilidade de visão noturna ampla, de até 10 metros, com sinal infravermelho. A configuração pode ser feita pelo celular.

Aparelhos inteligentes são tendência em inovação

A automação residencial é uma das principais tendências para a casa inteligente. Os smart speakers ou alto falante inteligente são soluções que se integram ao ambiente e oferecem serviços como buscas na internet por voz, acionamento de dispositivos à distância, como ligar o ar condicionado para que o ambiente já esteja em uma temperatura agradável quando o morador chegar em casa, por exemplo.

A conexão por meio do conceito de IoT traz conforto aos residentes, o que valoriza o imóvel. Além de aliar tecnologia e design, os dispositivos conectados são um grande diferencial para a casa que está alinhada às tendências do futuro.

origem: Intelbras

 


Sirlei Madruga de Oliveira

 

Editora do Guia do CFTV

 

 

 

 

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.