Notebooks de 2 telas da ASUS: Zenbook 14 UX435 e Duo UX482 [Hands-on]

Listen to this article

Estão sendo lançados no Brasil: o Zenbook 14 e o Zenbook Duo.

Hardware

Ambos vêm com suporte aos processadores Intel Core de 11ª geração e opções até o Core i7. Nas memórias, o Zenbook 14 tem até 8 GB de RAM LPDDR4X e SSD M.2 de até 512 GB. Enquanto o Zenbook Duo tem versões com até 16 GB e SSD NVMe de até 1TB.

Na parte gráfica, o Zenbook 14 traz um chip integrado Intel Iris Xe, e o Zenbook Duo oferece a opção de juntar a isso uma placa NVIDIA GeForce MX450.

Em outras palavras, por mais que nenhum deles seja uma máquina gamer, eles devem aguentar tarefas graficamente intensivas. Especialmente o Duo, que tem uma placa dedicada e talvez até consiga rodar alguns jogos não muito exigentes com um desempenho legal.

Bateria

O Zenbook 14 conta com uma bateria de 63 Wh, que, segundo a ASUS, aguenta um dia inteiro de uso. Já o Zenbook Duo e o Duo vêm com reservas de 70 Wh, e a ASUS especifica que ela dura até 17 horas de uso com a tela secundária desligada. No uso comum, provavelmente vai dar menos que isso.

Tela principal

Na parte da tela principal, os dois vêm com painéis NanoEdge de 14” Full HD e bordas mínimas em todos os lados. Isso garante uma taxa de tela para corpo de 92% no Zenbook Quatorze, e 93% no Duo.
Além disso, ambos vêm com tecnologia Flicker-free e modo com redução de luz azul.

O Zenbook Duo conta com uma certificação Pantone de precisão de cores, o que é particularmente bom para quem pretende usar o notebook para trabalhar em áreas que envolvem elementos visuais. E, somado a tudo isso, os modelos vêm com áudio certificado pela Harman Kardon, o que quer dizer que o som promete ser forte, claro e rico.

Diferenças entre Zenbook 14 e Zenbook Duo

Fora as especificações acima, as maiores diferenças estão nos designs e nas funções extras que vêm junto de cada um deles. O Zenbook 14 tem tampa e corpo feitos em liga de alumínio, pesando a partir de 1,2 kg e com 1,69 cm de espessura.

Já o Zenbook Duo é feito em liga de alumínio com magnésio, mais fino e leve do que a versão anterior. O seu peso é de aproximadamente 1,6 kg e tem 1,73 cm de espessura.

Os dois modelos vêm com a dobradiça desenhada de um jeito que faz o teclado levantar quando a tampa está aberta, melhorando a posição para digitar e fazendo o ar circular melhor para resfriar o computador.

Outro diferencial no Duo é que quando ele abre, a tela secundária também levanta um pouco e, com isso, melhora seu ângulo de visão, permitindo que entre mais 49% de ar para resfriar o sistema.

Telas secundárias

No Zenbook 14, a gente encontra essa tela secundária no lugar onde ficaria o touchpad, que a ASUS chama de ScreenPad (isso já estava disponível em um modelo anterior, mas a empresa fez algumas melhorias).

Ela serve não só para controlar o ponteiro na tela quando estiver sem mouse, mas também permite ativar atalhos de várias funções e aplicativos específicos, além de permitir que o usuário jogue em aplicativos e assista a vídeos que estão em alguma janela na tela principal para rodar na secundária.

Para isso, é só arrastar para baixo na tela principal e clicar no botão que aparece. Para voltar, é só clicar no botão triangular na barra de navegação do ScreenPad. Existem vários outros pequenos aspectos, como a central de comando para funções da própria telinha e a possibilidade de criar grupos salvos para abrir vários aplicativos de uma vez só.

E tudo isso está também no ScreenPad Plus, que é a tela secundária de 12,6” do Duo. Ao arrastar janelas da tela principal para a de baixo, consegue-se escolher a posição onde elas vão ficar e abrir várias ao mesmo tempo. Como ambas são touch screen, é possível jogar as janelas de uma tela para outra só usando o dedo. Aqui a central de controle está mais customizável, tanto na posição que ela pode ficar quanto nos botões exibidos.

Além disso, a ASUS preparou uma integração bem legal para criadores de conteúdo com alguns softwares da Adobe, incluindo o Premiere, After Effects, Photoshop e Lightroom Classic. Quando esses programas forem abertos, um painel de controle específico para cada um deles também abrirá na tela secundária, mostrando os botões, as barras deslizáveis e outros atalhos para facilitar o uso de recursos específicos.

Cancelamento de ruídos

Outro recurso presente no notebooks da ASUS, principalmente para quem está trabalhando de casa, é o cancelamento de ruídos por inteligência artificial. Nele, quando o microfone está ligado, o computador filtra barulhos e só deixa passar a voz humana.

É possível configurar isso para filtrar a voz de uma pessoa só, por exemplo, caso tenha muitas pessoas em um lugar e apenas uma está em reunião.

origem: Notebooks de 2 telas da ASUS: Zenbook 14 UX435 e Duo UX482 [Hands-on] – TecMundo

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.