Seagate revela HD ‘mais rápido do mundo’ que bate de frente com SSDs SATA

Listen to this article

Mach.2 tem versão de 14 TB que atinge o dobro da performance quando comparado a HDs convencionais

Seagate desenvolveu o Mach.2, considerado o HD mais rápido do mundo. A unidade utiliza uma tecnologia com dois atuadores e pode alcançar uma taxa de transferência de arquivos sustentável de 524 MB/s, velocidade que é comparável a de muitos SSDs tipo SATA no mercado e mais que o dobro daquilo que é possível nos HDs mais poderosos, usados em data centers.

No momento, a oferta do Mach.2 está restrita a um modelo de 14 TB de capacidade, disponível apenas para alguns clientes. A empresa não informa planos de expandir a oferta do produto.

A ideia do uso de dois atuadores eletromecânicos no interior do disco é mais uma forma da indústria de buscar uma sobrevida para a tecnologia dos discos rígidos. Embora SSDs sejam mais resistentes e rápidos, a relação de custo por terabyte dos HDs ainda é mais atrativa, especialmente no mundo dos data centers em que alguns servidores podem precisar de centenas de discos.

A Seagate revelou outras medidas de desempenho do disco rígido que indicam que os ganhos também aparecem em outros cenários de uso. No caso do acesso a dados, o disco oferece medidas de 304 IOPS (sigla, em inglês, para “operações de entrada e saída por segundo”) em leitura e 384 IOPS em escrita de dados.

Para fins de comparação, os melhores HDs do mercado, do tipo que o consumidor doméstico dificilmente tem acesso, têm medidas de 100 e 150 IOPS, respectivamente.

origem: https://www.techtudo.com.br/noticias/2021/05/seagate-revela-hd-mais-rapido-do-mundo-que-bate-de-frente-com-ssds-sata.ghtmlLink Origem

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.